00:00:00

Parceria

Reeducandas participam de curso de Confecção de Biojoias.


Curso de Biojoias a reeducandas

Pelo menos 20 reeducandas da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista iniciaram nesta segunda-feira, dia 11, o curso de Confecção de Biojoias. A qualificação tem duração de uma semana e vai ocorrer no horário de 14 às 18 horas. Os produtos confeccionados serão expostas em local a ser definido pela coordenação.

O curso faz parte do Programa Educação e Cidadania da UFRR (Universidade Federal de Roraima), promovido por meio da Prae (Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão), em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), especialmente voltado para a população carcerária estadual.

Durante esta semana, o programa atenderá também os reeducandos da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo) com o curso de Redação, a ser ministrado pela professora, Patrícia Cunha, da UFRR, no horário de 8h às 12 horas. Em 2015, o programa já formou uma turma no curso de Horticultura Orgânica.

Dando continuidade, no dia 18, também na Pamc, iniciará o curso de Resenha, a ser ministrado pelo professor doutor da UFRR, Juiz de Direito, Rodrigo Furlan. O Curso também será ministrado na Cadeia Feminina do dia 25 a 29 de maio. Até o final do semestre, está prevista a realização das capacitações em Inclusão Digital, Jardinagem e Manicure. 

Conforme a pró-reitora da Prae, Maria das Graças Santos Dias, os cursos são oportunidades aos reeducandos de aprenderem uma profissão e o cumprimento do papel social da UFRR junto a uma clientela diferenciada. “Esta é uma clientela especial que estamos atendendo, é a Universidade Federal ultrapassando os muros e levando conhecimento para a população carcerária”, afirmou.

O secretário estadual de Justiça e da Cidadania, Josué Filho, destaca que a qualificação profissional é um dos passos para a reinserção social dos reeducandos. “Além de ser uma forma de ocupação, eles [reeducandos] estão aprendendo um novo ofício que vai possibilitar o reingresso na sociedade com novas perspectivas de vida”, observou.

 

Últimas Postagens