00:00:00

Contra a gripe

Dia “D” da campanha de vacinação tem baixa procura em Roraima.


População não se vacinou

O dia de Mobilização Nacional, mais conhecido como o dia “D”, da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que ocorreu neste último sábado, dia 9 em todo o Brasil, registrou baixa procurar em Roraima. Em Boa Vista, pouco mais de cinco mil pessoas foram vacinadas. A meta da campanha é vacinar 80% do público-alvo, e no dia “D” a expectativa era de imunizar pelo menos a metade dos grupos de risco. O Ministério da Saúde enviou 159 mil doses da vacina para atender o público no estado.

A campanha ainda não finalizou, porém, segundo a gerente do Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), Francisca Sena, a baixa procura no dia “D” é preocupante, pois por ser num sábado, este é o dia considerado o mais relevante de todo o período da campanha, que segue até o dia 22 de maio, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, nos postos de saúde.

“Sábado é um dia mais viável para os que trabalham ou estudam durante a semana e como no dia D os postos funcionam durante todo o dia sem intervalo, acaba contemplando grande parte do público-alvo”, ressaltou Francisca, ao lembrar que durante a campanha nacional, apenas um dia é reservado para o dia “D”.

Os dados referentes as doses aplicadas no Interior do estado, ainda não foram para o sistema. A grande dificuldade é o sinal de internet. Mas segundo Francisca, em contato por telefone com os municípios, apenas Mucajaí, atendeu as expectativas e vacinou a metade do público-alvo no último sábado. “Em Boa Vista, 51 mil pessoas fazem parte do grupo prioritário e apenas cinco mil foram vacinadas” enfatizou a gerente ao dizer que o resultado representa aproximadamente 10%, ou seja, longe da meta estabelecida pelo Ministério.

Para quem ainda não foi vacinado contra a gripe e faz parte do grupo prioritário, ou seja, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses até menores de cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), as gestantes em qualquer idade gestacional, as puérperas (em período de pós parto de até 45 dias), os idosos com 60 anos ou mais de idade, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, a recomendação da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), é que estas pessoas não deixem de procurar os postos para receber a imunização.

A vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza (gripe) grave e de suas complicações. A gripe é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção.

DADOS 

O Ministério da Saúde relata que estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte, em cerca de 50% a 68%, respectivamente. Referem ainda redução de mais de 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Últimas Postagens