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Atendimento hospitalar

Mais de 50 mil pessoas agendadas em 2015


O processo de reestruturação das unidades de Saúde, da Capital e do Interior, começa a apresentar resultados positivos. No HCM (Hospital Coronel Mota) é possível notar as primeiras mudanças, após o início das ações adotadas, pela atual gestão da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde). O HCM fecha o primeiro quadrimestre com o agendamento de 52.217 pacientes. Em janeiro foram agendados 8.878, em fevereiro 12.279, em março 16.791 e no mês de abril 14.269, somando 52.217 pessoas.

Conforme o secretário-adjunto de Saúde, Paulo Linhares, os números refletem o empenho da gestão em concretizar o processo de mudança na área de Saúde em Roraima. “Tivemos o cuidado de fazer um levantamento imediato das unidades de Saúde na Capital e identificamos uma realidade preocupante, nas redes especializada e de urgência e emergência. Eram inúmeros pacientes, nas filas, a espera de uma consulta agendada somente para um ou dois meses, ou seja, um tempo de espera muito longo, que causaria transtornos ainda maiores, para quem teria que se deslocar do Interior até a Capital, além de equipamentos fundamentais que não estavam funcionando como de ultrasonografia. Então nos reunimos com os coordenadores, estabelecemos metas e graças ao empenho de cada profissional, estamos percebendo as primeiras mudanças”, destacou.

Entre os procedimentos realizados nos primeiros quatro meses deste ano estão: exames de raio x (11.551), eletroencefalograma (129), eletrocardiograma (2.974), espirometria (184),  retossigmoidoscopia (6), aplicação de gesso (549), curativos (1.262) e atendimentos de  serviço social (3.068). Na especialidade de ultrassonografia foram realizadas 2.825 exames.

Segundo o diretor do HCM, Sandro Fernandes, essa realidade faz parte do processo de reorganização da unidade, incluindo, por exemplo a carga horária. “O desafio é grande, mas percebemos que alguns medidas poderiam apresentar resultado a curto prazo e foi isso que buscamos, como a readequação da carga horária por exemplo. Buscamos de forma imediata a organização, foram contratados mais profissionais, em determinadas especialidades foi aumentada a carga horária e o tempo de espera pelas consultas também foi reduzido. Com isso alcançamos também a diminuição das faltas, pois foi reforçado o contato com os pacientes, dando a eles a certeza de que o serviço estava disponível e que não seria necessário esperar tanto pelo serviço como acontecia antes”, complementou.

CARGA HORÁRIA 

O processo de mudanças nas unidades de saúde, inclui também a reorganização da carga horária. No HCM, foi identificada a necessidade de readequação dos horários. Com as mudanças, na especialidade de endocrinologia, o número de atendimentos aumentou em mais 200 vagas ao mês, o serviço de reumatologia são mais 800 vagas mensal, para a dermatologia foi incluído mais um profissional, e agora são oferecidas aproximadamente 400 vagas a mais  por mês, na área de   neurocirurgia só tinha um médico e agora com três atendendo, o mapa mensal fecha com mais 240 consultas ao mês, na neurologia foi possível oferecer mais 150 vagas mensais, na geriatria o número também aumentou de 100 para 400 vagas ao mês. “E esses número devem subir ainda mais, pois nossa proposta é oferecer mais vagas, e sabemos que isso e possível graças ao cumprimento da carga horária e o comprometimento dos servidores”, finalizou Linhares.

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