00:00:00

Discussão

Secretário do Índio discute projetos nas comunidades.


Índios discutem comunidades

O secretário estadual do Índio, Ozélio Macuxi, visitou na manhã desta sexta-feira, dia 8, a comunidade Canauanim, no município do Cantá, para discutir com moradores planos de governo destinados à população indígena. Mudanças na condução do projeto de horta escolar; implantação de um projeto de avicultura e incentivos para produção de artesanato indígena foram alguns dos assuntos abordados na reunião.

Ressaltando a falta de continuidade de alguns trabalhos em comunidades indígenas, o secretário propôs mudanças no desenvolvimento dessas ações. Segundo ele, o projeto Horta na Escola, por exemplo, começou com 40 unidades e atualmente apenas uma funciona. Um dos problemas geradores dessa irregularidade na execução do projeto é o fato de ficar inativo no período de férias.

Segundo Ozélio Macuxi, a solução para esse problema é envolver, além dos alunos, outros agentes da comunidade na realização do trabalho. “É necessário o envolvimento dos pais e até das Associações de Pais e Mestres na realização do projeto. A participação de todos na implantação e no desenvolvimento das hortas vai garantir a execução do trabalho durante todo o ano. Experiências mostram que deixar apenas sob responsabilidade dos alunos não funciona, então não adianta o governo entregar kits, se o projeto não tem continuidade”, afirmou.

O secretário solicitou o comprometimento da população indígena e a participação nas discussões sobre novos planejamentos e estratégias, para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, a serem inseridos no PPa (Plano Plurianual), 2016-2019, que terá debates comunitários a partir do mês de julho.

Ao destacar as limitações orçamentárias deste ano, Ozélio Macuxi explicou para a comunidade Canauanim, cuja população é formada por cerca de 1.300 índios das etnias Macuxi e Wapixana, que a SEI (Secretaria de Estado do Índio) trabalha, neste início de gestão, com incentivos à produção e venda do artesanato indígena. Outros projetos, do setor agropecuário, terão andamento, conforme for efetivada aquisição de equipamentos e de insumos.

Entre os planos a serem executados em 2015, ele citou o de avicultura, com previsão de início no próximo mês de agosto. Segundo o secretário, esse projeto será coordenado por mulheres e serão distribuídos pintos, ração e telas, apenas para comunidades que já disponham de galpão para abrigar os aviários.

 

Últimas Postagens