- 20 de agosto de 2025
Redução em reservas legais
Para diminuir os entraves ao desenvolvimento de Roraima, a governadora Suely Campos participou de audiência nesta quarta-feira, dia 6, com a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, e a senadora Ângela Portela. Na pauta de discussões a conclusão do ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico) e apoio técnico e financeiro ao Estado.
A ministra acolheu a demanda e determinou a elaboração de um termo de cooperação técnica que possibilite a conclusão do ZEE. A previsão é de que até o final deste ano o ZEE estará concluído e com isso, a reserva legal nos imóveis rurais vai reduzir de 80% para 50%.
Essa possibilidade de redução da área legal só vale para os estados que têm mais de 65% do território ocupados por unidades de conservação de domínio público e terras indígenas, características presentes em Roraima. Com a alteração, o estado ganha quatro milhões de hectares de terras para a agricultura. Uma emenda da senadora Ângela Portela que trata desse assunto está em tramitação no Senado.
Durante a audiência, a governadora Suely Campos expôs as dificuldades tanto instrumental quanto técnica. “O ZEE é prioridade do nosso governo e é fundamental para que se adote uma política de desenvolvimento sustentável que respeite o Meio Ambiente”, frisou.
“O ZEE é um instrumento fundamental para a implantação de políticas socioeconômicas e ambientais de Roraima. Por isso pedimos apoio técnico e financeiro, que viabilizem sua conclusão, dando à nossa administração condições de adotarmos políticas voltadas ao desenvolvimento de Roraima”, afirmou Suely Campos.