00:00:00

Cidadão do Futuro

Alunos expõem quadros pintados em oficina de artes.


Exposição de pintura do programa

O programa Cidadão do Futuro, realizado pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), em parceria com a Setrabes (Secretaria Estadual de Trabalho e Bem Estar Social), estimulou a veia artística nos alunos beneficiados.

Durante a oficina de artes, ministrada pelo artista plástico roraimense Augusto Cardozo, os adolescentes tiveram despertado o dom para a pintura. Os quadros feitos por eles foram expostos nesta quarta-feira, dia 6, em uma programação voltada para o dia das mães, realizada no CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Nova Querência.

Antes das aulas de artes o estudante Caio Diniz, de 14 anos, não havia tido contato com quadros, tintas e pincéis. Na oficina, ele descobriu uma habilidade que até então desconhecida. “Não tinha o costume nem de desenhar, mas depois das aulas com o professor Cardozo, comecei a me interessar pelo assunto. Gostei da experiência e pretendo pintar mais quadros, até mesmo quando eu não estiver mais no programa”, declarou.

A mãe do adolescente, a funcionária pública Jussara Diniz, declarou sentir orgulho do trabalho feito pelo filho. “Ele chegava em casa e comentava sobre as aulas da oficina de artes e demonstrava empolgação, falava que estava pintando um quadro. Quando vi a pintura, fiquei impressionada. Não sabia que meu filho tinha talento para isso. Quero até que ele pinte um quadro para colocar na parede de casa”, disse.

O estudante Jaferson Lucena afirmou que a pintura é uma atividade relaxante. “Gostei muito das aulas de artes. Quando estamos pintando, direcionamos toda nossa concentração para aquilo. Pensamos em que cor usar, o que pintar que acabamos esquecendo os problemas”, observou.

A autônoma Merandolina Diniz, mãe de uma das alunas beneficiadas pelo Cidadão Futuro, disse acreditar que o programa é uma excelente ferramenta para manter os adolescentes ocupados. “Se minha filha não estivesse neste programa, aprendendo sobre tudo um pouco e até mesmo a pintar quadros, ela estaria em casa com muito tempo ocioso. Essa iniciativa do Governo só veio para contribuir”, constatou.

O instrutor da oficina de artes, o artista plástico Augusto Cardozo afirmou que alguns dos alunos do projeto, tem potencial para se tornarem artistas. “Se eles desenvolverem este dom fora do programa e encarar a pintura como uma profissão, eles terão grandes chances de sucesso, basta dedicação”, comentou. 

 

 

 

Últimas Postagens