- 20 de agosto de 2025
Dois especialistas internacionais da Universidade de Nova York -- o pediatra Alan Mendelson e a psicóloga Adriana Weisleder -- estarão em Boa Vista nesta segunda e terça-feira para mais uma etapa do estudo que vai avaliar o impacto sobre o desenvolvimento infantil do Programa Leitura desde o Berço, que começou a ser implementado este ano nas unidades de educação infantil Casas Mãe pela parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Alfa e Beto. O programa empresta semanalmente às famílias livros adequados à crianças de 4 a 6 anos e conscientiza os pais sobre a importância da ler para os filhos desde o berço. Mensalmente, ospais participam de uma reunião ode recebem instruções sobre as melhores formas de ler e interagir com as crianças durante a leitura para estimular seu desenvolvimento.
O impacto de intervenções como essa sobre o desempenho escolar posterior costuma ser significativo. Estudos internacionais mostram que o hábito regular de ler e conversar com uma criança de três anos faz com que ela chegue à escola com um vocabulário três vezes maior do que as que não viveram isso. Como as palavras são os tijolos com que se constrói o pensamento, esse hábito desenvolve a capacidade cognitiva, fazendo com que essas crianças tenham resultados escolares muito superiores às outras. Como a leitura é um hábito muito mais frequente nas famílias de nível socioeconômico superior, a adoção do Programa Leitura desde o Berço pela prefeitura visa, sobretudo, reduzir as desvantagens com que as crianças de famílias com nível socioeconômico mais baixo costumam chegar à escola, reduzindo as desigualdades sociais. O Programa Leitura desde o Berço está sendo progressivamente ampliado e até o ano que vem deverá incluir todas as creches.
De fato, as evidências científicas indicam que estímulos adequados nos primeiros anos de vida têm um impacto sobre o desempenho escolar das crianças (e sobre seu desempenho profissional, quando adultas) muito maior do que os investimentos feitos na educação formal. Em função disso, a prefeitura de Boa Vista vem ampliando e qualificando suas políticas públicas dirigidas à Primeira Infância. Com um trabalho diferenciado, a prefeita Teresa Surita vem implementando um conjunto articulado de programas para esta faixa etária, todos inspirados nas mais atuais evidências científicas internacionais sobre o que traz melhores resultados para o desenvolvimento infantil.
TREINAMENTO PARA OS EDUCADORES DOS PEQUENOS - Além do Programa Leitura desde o Berço, a prefeitura implementa em parceria com o IAB desde o ano passado um Programa de Coaching (Treinamento) para os educadores e cuidadores que trabalham nas creches Casa Mãe que a partir desse ano será estendido também para os educadores da pré-escola. O objetivo é capacitá-los para perceber e praticar as formas de interação com as crianças que mais estimulam o seu desenvolvimento em todas as suas vertentes. O treinamento dá progressiva independência à rede já que os primeiros educadores que passaram por ele estão treinando os demais.
TABLETS PARA PLANEJAR E AVALIAR ATIVIDADES - A tarefa ganha esta semana um novo e importante aliado tecnológico com a distribuição para as Casas Mãe de tablets doados pelo IAB com o programa Zero a Quatro na Palma da Mão, um sistema integrado que reúne numa única plataforma tudo o que é necessário ao planejamento pedagógico de instituições de educação infantil. Dirigido a professores e cuidadores, esse software traz orientações e instrumentos para a implementação do currículo e proposta pedagógica, planejamento e preparação das aulas e acompanhamento do desenvolvimento da criança. A ferramenta facilita o trabalho do professor porque traz planilhas para o planejamento, sugestões de atividades para diferentes momentos do dia organizadas por faixa etária, competência do currículo e tipo: leituras, poemas, brincadeiras, músicas, leituras, artesanato. Num clique, o educador pode cruzar informações e obter uma música, brincadeira ou leitura relacionada com a leitura que fez. As fichas contêm todas as instruções sob
re como realizar a atividade.
ORIENTAÇÃO AOS GESTORES
Também os gestores da educação infantil ganham esta semana uma importante ferramenta de trabalho. Nessa terça-feira, o Instituto Alfa e Beto (IAB) fará o lançamento em Boa Vista do Manual de Gestão em Educação Infantil, com orientações detalhadas sobre todos os aspectos da organização da educação infantil, desde como organizar o espaço e os materiais pedagógicos, até como fazer o acompanhamento da evolução das crianças, passando pelos inúmeros problemas cotidianos mais frequentes.
As Casas Mãe trabalham também integradas no programa municipal Família que Acolhe que reúne as secretarias de educação, saúde e bem estar social para o desenvolvimento de ações voltadas para famílias do Bolsa Família com gestantes e/ou crianças de até seis anos. O programa visa desde garantir que as mães façam o pré-natal adequado até orientá-las desde a gestação sobre os cuidados com a higiene, alimentação e os estímulos que os bebês devem ter desde os primeiros momentos de vida.
Ainda esse mês deve ter início também a distribuição para as crianças do 1º ano dos tablets com o programa do IAB de apoio à alfabetização com jogos que estimulam o aprendizado e facilitam o acompanhamento da evolução de cada aluno.
Na segunda e terça-feira, a equipe do IAB e os dois especialistas da Universidade de Nova York estarão em Boa Vista desenvolvendo diversas atividades junto às unidades municipais que atendem a Educação Infantil (creches e pré-escolas).
SUGESTÃO DE COBERTURA
Dia 5/05 – às 16h30m – Palestra do presidente do IAB, João Batista Oliveira, sobre o
Manual de Gestão em Educação Infantil, com abertura feita pela prefeita Teresa Surita
Local – Av. Ataíde Teive, 2.386- bairro Liberdade, em frente da Escola Estadual Camilo Dias, no mesmo terreno da Igreja Católica São Bento
Dia 5/05 – das 16hs às 17hs – Os especialistas da Universidade de Nova York
(o pediatra Alan Mendelson e a psicóloga Adriana Weisleder) estarão na Casa Mãe do Bairro Equatorial, assistindo ao treinamento de pais do Programa Leitura desde o Berço e entrevistando esses pais para a pesquisa que avaliará os resultados do programa até o fim do ano. Após a reunião, os pesquisadores poderão ser entrevistados. Durante a reunião podem ser tomadas imagens das crianças)
Local - Travessa dos Macuxis, 2.715 – Bairro Equatorial (próxima à loja do
Grupo Baiano da Rua Ataíde Tave.