- 20 de agosto de 2025
Três desfibriladores, que são aparelhos utilizados para restabelecer o ritmo cardíaco, apreendidos no ano passado pela Receita Federal foram doados à Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) nesta semana. Os equipamentos serão utilizados em unidades da Capital e do interior.
Segundo o secretário adjunto de Saúde, Paulo Linhares, na próxima segunda-feira, dia 4, será feito o tombamento desses equipamentos pelo governo estadual e, na terça-feira, dia 5, serão distribuídos para as unidades onde serão utilizados diariamente.
Um dos equipamentos vai para o Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto, no município de Rorainópolis, Sul do estado, que atende a mais de 50 mil habitantes, incluindo os municípios de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz.
Outro desfibrilador será destinado a uma ambulância de Boa Vista e o terceiro, para a PCS (Policlínica Cosme e Silva), uma das unidades de saúde de referência na Zona Oeste de Boa Vista, que tem pronto atendimento 24 horas. “É um gesto de sensibilidade da Receita Federal e vai somar com os que já temos”, disse Linhares.
O APARELHO
O desfibrilador é um equipamento utilizado na parada cardiorrespiratória com o objetivo de restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco. Tem como função identificar o ritmo cardíaco "FV" ou fibrilação ventricular, presente em 90% das paradas cardíacas. Em caso de parada cardiorrespiratória o equipamento tem que ser utilizado de imediato.