- 20 de agosto de 2025
Saúde pronta para vacinação
O Ministério da Saúde lançou hoje, dia 30, em todo o país, a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. O período de imunização será de 4 a 22 de maio, sendo o dia 9, o Dia de Mobilização Nacional. Roraima recebeu 159 mil doses de vacinas contra a influenza que já foram dispensadas para todos os municípios do estado.
Segundo a gerente do Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), Francisca Sena, a meta é imunizar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação. Fazem parte destes grupos, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses até menores de cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), as gestantes em qualquer idade gestacional, as puérperas, os idosos com 60 anos ou mais de idade, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
A vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza (gripe) grave e de suas complicações. A gripe é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção. Para quem faz parte dos grupos de risco, os postos de Saúde da Capital e do Interior, estarão à disposição a partir do dia quatro de maio, para iniciar a vacinação.
MOBILIZAÇÃO
O dia de Mobilização Nacional, mais conhecido como o dia “D”, está programado para ocorrer no dia 9 de maio. Este dia é considerado um dos mais importantes de todo o período da campanha, pois é neste dia que o maior número de pessoas vai aos pontos de vacinação. “Sábado é um dia mais viável para os que trabalham ou estudam durante a semana, e como no dia D os postos funcionam durante todo o dia sem intervalo, acaba contemplando grande parte do público-alvo”, reforçou Francisca.
DADOS
O Ministério da Saúde relata que estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60%, e o risco global de hospitalização e morte, em cerca de 50% a 68%, respectivamente. Referem ainda redução de mais de 50% nas doenças relacionadas à influenza.
PREVENÇÃO
A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou através das mãos e objetos contaminados.
Alguns cuidados simples como lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, são algumas das medidas de prevenção.