- 20 de agosto de 2025
A proximidade com o Governo Federal, visando potencializar a questão habitacional em Roraima, foi a proposta da reunião do presidente da Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), Rafael Alves, realizada na tarde desta última quarta-feira, dia 29, no Ministério das Cidades. Acompanhado do secretário adjunto da Representação do Governo de Roraima em Brasília, Álvaro Neto, e do deputado federal Johnathan de Jesus, o presidente foi recebido pela secretária nacional de Habitação, responsável pelo Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, Inês Magalhães.
Dentre os temas abordados no encontro, a intenção do Governo do Estado na construção de 8.000 moradias até 2018 e a situação atual das 2.992 unidades do Residencial Vila Jardim, empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida, localizado no bairro Cidade Satélite, que está prestes a ser entregue.
O presidente pontua que outras pendências foram discutidas com secretária, dentre elas, uma situação que se arrasta há anos no São Bento II – uma ocupação que não está regularizada e hoje tem em torno de 700 moradias. “No local, há habitações em várias condições, inclusive em situação precária e próximas a uma lagoa de estabilização. Dessa forma, apresentamos a situação à secretária e, a partir de agora, faremos um levantamento e elaboração de uma proposta de solucionar o problema naquele local, que será avaliada pela Secretaria”, explica o presidente.
Rafael Alves enfatizou que esta foi a primeira reunião desta gestão na Secretaria Nacional da Habitação para apresentar a nova equipe e falar das propostas do Governo do Estado para equacionar os problemas habitacionais em Roraima.
Ele avalia como positivo o primeiro encontro e adianta que o Governo Federal anunciará o PAC 3 (Programa de Aceleração do Crescimento) e, com ele, a fase 3 do Programa Minha Casa, Minha Vida, “que trará um aditivo no custo do imóvel, ou seja, um novo cálculo para a moradia e esse será o momento para sinal verde para apresentação de novos projetos”, explicou, observando que não foram informados oficialmente ainda sobre a data de lançamento do PAC 3.
“A habitação é um compromisso do Governo do Estado. Por isso, estaremos em Brasília para reforçar esse compromisso e mostrar interesse nesse apoio pelo Governo Federal”, destacou o presidente.