00:00:00

Apoio

Jucá apoiará modernização das carreiras de economista, administrador e contábeis.


Carreiras com apoio de Jucá

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) apresentará três projetos de lei que irão regulamentar e modernizar as profissões dos economistas, administradores e da contabilidade. A garantia foi dada nesta terça-feira, dia 28, aos presidentes dos respectivos conselhos pelo próprio senador em reunião no seu gabinete. “É importante que haja uma modernização dessas profissões, com a atualização de nomenclaturas e encaminhamentos para o mercado futuro dessas carreiras”, afirmou o Jucá aos presidentes do conselho.

Isso porque a legislação dessas competências remonta  à década de 50, quando as regras foram baixadas e são aplicadas até os dias de hoje. “Podem contar com a minha participação para formatar esses projetos. Sei que existem zonas cinzentas e interfaces, mas é importante apresentarmos projetos definindo as funções exclusivas, concorrentes e complementares”, explicou o senador.

Na ocasião, os presidentes dos conselhos se mostraram muito preocupados com a atual e futura situação das carreiras. “Atualmente, os conselhos estão vivendo de resolução e portarias, o que termina em uma imensa judicialização nas carreiras com cada juiz em cada Estado dando uma sentença diferente”, afirmou Sebastião Luiz de Mello, presidente do Conselho Federal de Administração (CFA).

Na reunião, ficou acertado que o conselho de cada profissão irá apresentar, no prazo de 90 dias, um escopo de projeto para que sejam discutidos novamente em outro encontro. Entretanto, Jucá se colocou à disposição para receber antes disso e a qualquer tempo, quaisquer representantes sobre o assunto. “Não adianta colocarmos sobre a mesa apenas as defesas de cada profissão. Para termos efetivamente resultado, temos que discutir e apresentar conteúdo”, defendeu.

A reunião foi realizada em um momento que o senador está na relatoria do Projeto de Lei do Senado 658 de 2007 que altera a Lei nº 1.411, para atualizar a regulamentação do exercício da profissão de Economista e dá outras providências. Aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a matéria aguarda votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).  Estiveram presentes à reunião, além de Sebastião Mello, o presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon) e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Ivânio Breda.

Últimas Postagens