- 20 de agosto de 2025
Prevenção de acidentes
A cada fechamento do semáforo localizado entre as avenidas São Sebastião com a Ataíde Teive, a blitz educativa promovida pela Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) na manhã desta terça-feira, dia alertou sobre o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”. Além do cruzamento, foram estendidas faixas e distribuídos folhetos e sacolinhas verdes, para motoristas e pedestres, também na praça do Centro Cívico e Terminal de ônibus do Centro.
A ação de sensibilização sobre os riscos e a prevenção a acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, contou com a presença de cerca de 40 profissionais do Cerest-RR (Centro de Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador), da Polícia Militar, Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), no Projeto “Vida no Trânsito”, da Sesau e alunos da rede estadual, integrantes do projeto “Cidadão do Futuro”, do Detran.
“A população deve ser esclarecida sobre o que é o acidente de trabalho e a quem procurar”, alertou a gerente do Cerest/RR, Martha Lima. Diante do desconhecimento sobre como identificar e instruir as vítimas de acidentes e doenças do trabalho, o que inclui as Ler-Dort (lesões por esforços repetitivos), Martha observou que o Cerest já capacitou mais de 600 profissionais da saúde na atenção básica.
Segundo ela, a equipe do Cerest é multiprofissional e realiza palestras, inclusive nos municípios, com o intuito de orientar e sensibilizar, de instruir as vítimas de acidentes e doenças do trabalho, o que inclui as LER/Dort (Lesão por Esforço Repetitivo/ Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). “O Centro tem entre as responsabilidades no estado, a função de propor ações de prevenção e identificar os riscos aos quais os trabalhadores estão expostos no seu local de trabalho, em conjunto com a Vigilância em Saúde do Trabalhador”, enfatizou.
O agente e chefe de equipe de trânsito do Detran, Prazeres Neto, observou que tanto o motorista quanto o pedestre possuem direitos e devem respeitar os espaços para evitar os acidentes, pois acidentes de trânsito, no deslocamento para ir e vir do trabalho, também são acidentes de trabalho. Durante as ações de sensibilização, os agentes do Detran realizaram o controle do tráfego.
Apesar de ainda não integrar o mercado de trabalho, Wesley Silva, 16 anos, integrante do projeto do Detran, “Cidadão do Futuro”, e aluno da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, considerou que atuar na ação deste dia é gratificante. “Quando eu fizer 18 anos já vou conhecer muito e saberei sobre como evitar acidentes”. O terminal de ônibus do Centro de Boa Vista também contou com mobilização do “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.
ACIDENTES DE TRABALHO
Dados dos últimos quatro anos (2010-2014) do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação) apontam que, entre os nove agravos relacionados ao trabalho registrados no estado de Roraima, os acidentes de trabalho “grave” tem inclusos as ocorrências dos acidentes de trajeto, que ocorrem quando o trabalhador faz o percurso de casa para o trabalho, ou vice e versa.
Acidentes e más condições de trabalho podem ser denunciados na Vigilância em Saúde do Trabalhador pelo número 2121-0557 ou no Cerest, localizado na Avenida Glaycon de Paiva, 1.767, São Vicente.