- 20 de agosto de 2025
Em alusão ao Dia Mundial da Voz, comemorado no dia 16 de abril, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional Centro Norte, promove neste sábado, 25, uma palestra para orientar professores da Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes, localizada na avenida Edilson Pinto, nº 1000, bairro Senador Hélio Campos. As atividades começam às 8h.
“A celebração da data alerta a importância da voz como instrumento de trabalho para diversos profissionais, como os professores, jornalistas, advogados e palestrantes. Adiamos a data para poder atender o maior número de profissionais”, disse a diretora do Cerest Centro Norte, Cândida Lisiê.
Segundo a diretora, a população também deve conhecer os cuidados e a importância de procurar o profissional médico quando houver algum sinal ou sintoma de alteração na voz. “Os cuidados com a voz evitam diversos problemas, como é o caso do câncer de garganta”, alertou.
História – Tudo começou em 1999, com o lançamento da Campanha Nacional da Voz. Em 2003 a campanha ganhou reconhecimento internacional e o dia 16 de abril entrou para o calendário como o Dia Mundial da Voz, com a adesão de países como Portugal, Espanha, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela, Panamá e Estados Unidos.
Hábitos negativos
Cigarros e drogas – São substâncias químicas que irritam as pregas vocais. Essa irritação pode trazer rouquidão, um dos primeiros sinais de que há algo errado com a garganta. Em longo prazo essa rouquidão pode evoluir para lesões mais sérias. Existe forte relação entre o cigarro e o câncer de laringe;
Tosse e pigarro constantes – São movimentos de alto impacto entre as pregas vocais, podendo machucá-las. Estão relacionados a várias causas como ressecamento da boca e garganta, alergias, rinite, sinusite, refluxo, fumo ou simplesmente um hábito. Descobrindo-se a causa fica fácil de eliminar;
Balas, pastilhas e sprays principalmente as mais ardidas, causam falsa sensação de alívio, uma espécie de anestesia. Essa sensação faz a pessoa forçar a garganta. Comer em excesso ou ingerir alimentos de difícil digestão causa irritação por conta do refluxo de ácido do estômago.
Acesse mais informações no Portal de Notícias da Prefeitura de Boa Vista.
Siga o Twitter @PrefeituraBV e curta a página facebook.com/prefeituradeboavista
Secretaria Municipal de Comunicação (SEMUC)