- 20 de agosto de 2025
Cacimbas para agricultores
Nos primeiros 60 dias de trabalho de escavação de cacimbas nas propriedades rurais situadas nos municípios atingidos pela forte estiagem e que tiveram situação de emergência decretada pelo Governo Estado, a Seapa (Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) já registra resultados positivos.
O trabalho começou no início de fevereiro e vêm beneficiando produtores rurais e criadores de animais de Mucajaí, Iracema, Alto Alegre, Amajari, Normandia, Cantá, Bonfim e Caracaraí.
Segundo o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilzimar de Almeida Barbosa, cada localidade recebeu quatro escavadeiras, uma retroescavadeira e duas ‘pranchas’, que são carretas que fazem o transporte das máquinas, que fazem a escavação de cacimbas e poços. “Esse serviço é acompanhado por técnicos da Seapa e da Defesa Civil. Cada cacimba ou poço perfurado é identificado por GPS [Sistema de Posicionamento Global], para facilitar o trabalho localização e fiscalização via satélite, ajudando a evitar fraudes”, disse.
Até o momento foram escavadas 282 cacimbas no município de Amajarí, 419 no Alto Alegre, 90 em Iracema, 200 em Mucajai, 176 em Bonfim, 252 no Cantá, 60 em Normandia e 20, em Caracaraí, totalizando quase 1500 pontos de hidratação para os animais, além de servir também aos produtores para outros tipos de uso.
A agricultora Zilda Martins Gomes, da região do Paredão, no município de Alto Alegre, foi uma das beneficiadas. Ela relatou as dificuldades causadas pela estiagem. “A gente ficou sem água. Não tinha para beber, nem para lavar, porque tava secando tudinho e a gente aperriado (sic). Essa cacimba trouxe tranquilidade para a gente. A gente bebe, cozinha, tudo dessa água. E os animais não estão mais sofrendo. `
Morando na região há quinze anos, dona Zilda disse que os governos anteriores jamais se preocuparam com os pequenos produtores nos períodos de estiagem. “Nunca ninguém se preocupou com a gente. Essa foi a primeira vez que vi um trabalho como esse. Estamos muito satisfeitos”, declarou.
O produtor rural José Pereira Gomes, ressaltou a importância das cacimbas em um momento tão difícil. “Não tem coisa mais importante dentro de uma terra, do que uma fonte de água que não seca. E essa cacimba que o Governo cavou aqui, eu tenho certeza, que não vai secar e vai aguentar o resto da estiagem”, comentou.
Segundo o secretário, o trabalho deve continuar até a chegada definitiva do período chuvoso no Estado. “Essas primeiras chuvas, apenas amenizam a situação. Mas como está muito seco é preciso uma quantidade maior de chuvas, para que a terra absorva a água e se eleve o nível dos lençóis freáticos. Isso ainda vai demorar um pouco. Por isso vamos continuar trabalhando para atender os produtores. Essa é uma determinação da governadora Suely Campos”, finalizou.