00:00:00

Segurnça Pública

Roraima vai ganhar Centro Integrado


O secretário de Segurança Pública, Januário Lacerda, anunciou esta semana que está sendo viabilizado pela governadora Suely Campos, a liberação de um terreno de aproximadamente 4,5 mil metros quadrados para a construção  do CICCR (Centro Integrado de Comando e Controle Regional), que será construído pelo Ministério da Justiça.

Lacerda disse que, durante a reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, em que participou recentemente no Rio de Janeiro, foi anunciado pela secretária da Senasp, Regina Miki, que Roraima será contemplado com a construção do Centro Integrado de Comando e Controle, que será entregue mobiliado e com todos os equipamentos de informática e tecnológicos para  o funcionamento. A contrapartida do Estado, segundo ele, será  disponibilizar o terreno para a construção da estrutura.

Lacerda explicou que no Centro Integrado de Comando e Controle todas as forças de Segurança do Estado, União e Município trabalharão integradas. As capitais sedes da Copa já dispõem deste centro e agora o Ministério da Justiça vai atender os demais estados membros que não foram beneficiados naquele período.

"Estamos verificando algumas áreas que a governadora vai disponibilizar para que possamos ter esse centro implantado aqui, que refletirá em uma grande conquista, um avanço para o Sistema de Segurança em Roraima. Com o Centro de Controle a tomada de decisões em situações críticas e que requeiram atenção será eficiente, ágil e efetiva, nos âmbitos operacional e tático. E, consequentemente, o tempo de resposta no atendimento à urgência e emergência será reduzido”, explicou o secretário da Segurança Pública.

Ele destacou ainda, as ações de treinamento para implantação Sinesp CAD (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e Sobre Drogas)/ CAD (Centro de Atendimento e Despacho), no Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), por meio de uma parceria da Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública) e Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), que refletirão na qualidade da prestação de serviços das Polícias, especificamente da Polícia Civil e Militar.

"Esses programas que estão vindo, que são doações da Senasp para Roraima representam em termos financeiros mais de R$ 30 milhões, caso o Estado fosse comprar esses programas da iniciativa privada. Roraima é piloto, é o Estado que está desenvolvendo junto com o Ministério da Justiça essa ferramenta importante junto do Sinesp Cad. E por sermos piloto vamos ajudar o ministério a corrigir algumas falhas que podem ocorrer dentro do manuseio dos programas pelos nossos policiais", disse.

Últimas Postagens