- 20 de agosto de 2025
Suely assume compromisso
Um encontro para integração entre o Governo do Estado e a Indústria, com uma via de mão dupla – uma oportunidade para que esta nova gestão apresentasse os avanços em diferentes setores e a apresentação das necessidades do setor para garantir desenvolvimento e expansão. Esta foi a proposta do ‘Primeiro Café com a Indústria 2015’, evento no qual a Fier (Federação das Indústrias do Estado de Roraima) convidou a governadora Suely Campos para fazer um balanço dos primeiros 100 dias de Governo e ouvir os representantes do setor. O evento foi realizado na Unidade do Sesi (Serviço Social da Indústria), localizada no Distrito Industrial, na manhã desta quinta-feira, dia 23.
Dentre os principais pontos debatidos, a necessidade de melhorias de infraestrutura do Distrito IndustrialAquilino Mota Duarte, como pavimentação, coleta de lixo, iluminação e segurança. A governadora enfatizou ações que já tiveram início, como a terraplanagem, abertura de ruas e limpeza das vias. “Também já determinei a presença da Ronda no Bairro aqui para garantir a segurança. Além disso, contataremos a Prefeitura para viabilizar questões como iluminação pública e coleta de lixo”, destacou a governadora, que adiantou que está sendo elaborado um projeto de revitalização do Distrito Industrial, obra que deve ser iniciada em 2016. “Vamos tentar viabilizar recursos junto ao Governo Federal para realização dessa obra”, pontua a governadora.
Em relação ao projeto de revitalização, o secretário estadual de Planejamento, Alexandre Henklein, enfatiza que o projeto visa propiciar condições adequadas para a indústria, que já está instalada no local e para aquelas que serão atraídos ao estado, por meio do contato e ações da Seapi (Secretaria Extraordinária de Articulação Institucional e Promoção de Investimentos).
Ainda como um dos assuntos abordados, está a retomada das obras do Condomínio Empresarial – complexo de armazenagem (galpões) para atender ao setor madeireiro e de móveis de Boa Vista. Segundo a governadora, este convênio foi encerrado pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) devido às irregularidades encontradas. “Caso não seja possível viabilizar esse recurso junto à Suframa, o Governo do Estado realizará com recursos próprios”, adiantou Suely Campos, destacando a importância do empreendimento que merece total atenção do novo Governo de Roraima.
A questão energética também esteve na pauta e a governadora Suely destacou que duas termoelétricas – uma em Boa Vista e outra em Caracaraí – foram reativas, com o apoio do Governo do Estado, e garantirão maior suporte no fornecimento de energia elétrica.
Ainda foram pontuadas como iniciativas desta gestão, o início da reformulação das bases legais que regem o FDI (Fundo de Desenvolvimento Industrial), com encontros mais frequentes do Conselho Diretor para solucionar pendências que se arrastam desde 2010.
O presidente da Fier, Rivaldo Neves, aponta como positivo o encontro, especialmente porque a governadora mostrou que algumas demandas do setor já estão sendo realizadas. “É muito importante essa aproximação do setor industrial e do poder público para desenvolver um permanente processo de comunicação e parceria para desenvolvimento da nossa indústria”, destacou.
100 DIAS
No balanço geral desta gestão, a governadora destacou os principais avanços voltados à Saúde, Educação, Infraestrutura, Segurança, Social, dentre outros. Dentre eles, a reativação do Hospital de Rorainópolis, no Sul do estado, e a retomada das obras do Hospital das Clínicas, no bairro Pintolândia, que devem ser concluídas até o final deste ano, e das obras de ampliação do HGR (Hospital Geral de Roraima), ambos na Capital.
Elencou ainda as reformas das escolas da Capital e Interior, além da produção da merenda nas próprias escolas, que está sendo providenciada pela Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), que está garantindo a qualidade da alimentação e uma economia de R$ 8 milhões na aquisição e produção da merenda.
Na infraestrutura, a retomada das obras de pavimentação da BR-210, no Sul do estado, além do trabalho já iniciado de recuperação de pontes e vicinais, por exemplo, com a recuperação de 13 pontes no Uiramutã, também foram destaques. "Também estamos investindo em obras de saneamento básico na Capital, com recursos da ordem de R$ 200 milhões na construção da rede de esgoto no estado. Além de muitas outras medidas que estamos adotando para dotar todo o estado do máximo de infraestrutura e deixar tudo funcionando para a população, e alavancar a economia de Roraima", destacou.