- 20 de agosto de 2025
Doações neste sábado
A proximidade do feriado de Tiradentes, mudará a rotina de trabalho no Hemoraima (Hemocentro de Roraima), que receberá neste sábado, dia 18, doadores fidelizados para realização de doação de plaquetas por aférese. As atividades iniciam às 7h30 e seguem até às 12 horas, na sede da unidade, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes.
Atualmente o estoque atual está normalizado por isso não se trata de atendimento aberto à comunidade, mas sim um trabalho específico que será realizado conforme planejamento definido para este feriado.
Conforme diretora técnica do Hemocentro, Ana Lúcia Brum Marques, a coleta será feita para que o estoque de plaquetas permaneça equilibrado, principalmente durante o feriado prolongado. “Uma doação por aférese contém oito vezes mais plaquetas do que numa doação tradicional. Então, em vez do paciente ser transfundido com plaquetas de oito doadores, através da aférese é necessário apenas um doador. Este tipo de doação proporciona resultados benéficos ao paciente, sem prejudicar a saúde de quem está doando.”, esclareceu.
Neste fim de semana o trabalho será específico para a coleta de sangue em quatro doadores fidelizados e que foram convocados pelo setor de captação. “A doação de plaquetas por aférese, é um pouco mais completa que a doação de sangue em si, uma vez que existem requisitos a serem cumpridos, por exemplo o doador deve estar de acordo como padrão para fazer a doação, já ter realizado uma doação de sangue total, estar em boas condições de saúde e ter passado pela triagem clínica, por isso a doação para este componente precisa ser programada com uma certa antecedência”, disse.
“Com essa doação o Hemocentro ficará com o estoque abastecido até a próxima quarta-feira. Teremos a certeza e a tranquilidade de que não ocorrerão problemas, pois teremos bolsas suficientes para atender a demanda das unidades públicas e particulares”, acrescentou.
Atualmente estamos com um estoque satisfatório, no entanto é preciso trabalhar de forma preventiva para evitar a falta desse componente. “Trata-se de um componente sanguíneo utilizado principalmente por crianças e recém- nascidos. Por isso tomamos essa iniciativa pois é preciso levar em consideração o tempo de validade das plaquetas, que duram em média cinco dias, ou seja, é necessário fazer a renovação constante", observou.
DOAÇÃO
Para se tornar um doador o voluntário deve ter mais de 50 kg e não deve estar em jejum, no dia da doação, é preciso ainda evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 2 horas antes da doação. O adolescente a partir de 16 anos de idade, acompanhado pelos pais ou responsável legal, também pode ser um doador de sangue. Para quem já é doador assíduo, a idade permitida é até 69 anos.
A coleta funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 12h e das 13h30 às 18 horas, mas a unidade fica aberta no intervalo de meio dia para fazer a entrega de exames de sorologias (após 30 dias da doação) e de declarações. A unidade funciona na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima).