- 20 de agosto de 2025
Ciência estuda indígenas
Em uma aula de campo, 29 acadêmicos do curso de Geografia da Uerr (Universidade Estadual de Roraima) visitaram nos dias 10, 11 e 12 deste mês a comunidade indígena Uiramutã, localizada no município de mesmo nome, ao Nordeste do estado. O material coletado, entre fotos e vídeos, está sendo editado e será transformado em documentário científico, que será exibido no final deste semestre e ficará a disposição dos indígenas.
Durante a viagem os acadêmicos dos campi de Pacaraima, Boa Vista e Caracaraí fizeram uma avaliação geográfica, observando aspectos econômicos, socioambientais e culturais da localidade. Para o professor Hugo Arraes foi um momento ímpar de conhecimento científico. “Fizemos uma intervenção em sair de sala de aula e conferir uma realidade antes vista apenas de forma teórica. Tivemos um aprendizado riquíssimo tanto para nós professores quanto para os alunos, por isso queremos devolver este conhecimento para a comunidade. O documentário será uma das formas de retribuir este estudo”, afirmou.
Cada turma ficou responsável por desenvolver um projeto relacionado a disciplina estudada: Geografia e História da Amazônia, Geografia e História de Roraima e Geografia Rural do Brasil. Os Professores Hugo Arraes Rocha, Marcia Falcão e Poliana Villela são os responsáveis pelas disciplinas e pelo estudos desenvolvidos pelos acadêmicos.
A estudante do sétimo semestre de Geografia, Wellen Cristina Carvalho, destacou a emoção em conviver com uma comunidade indígena. “Fomos muito bem acolhidos pelos índios Macuxi nestes três dias. Percebemos que a teoria dos livros é bem diferente da realidade. E, apesar, de todas as dificuldades de assistência eles vivem bem e gostam da sua comunidade”, enfatizou.
Os estudantes estão desenvolvendo, também, dois blogs que serão utilizados para postagens de conteúdo sobre as disciplinas e serão avaliados por nota pelos professores.