- 20 de agosto de 2025
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) visitou nesta quinta-feira (16), a usina termoelétrica de Monte Cristo, localizada na zona rural de Boa Vista. A usina tem capacidade para gerar 100 megawatts para atender a população em caso de interrupção de energia vinda da Venezuela. Além desta, estão sendo instaladas as usinas do Distrito Industrial e a de Novo Paraíso, em Caracaraí.
A três usinas vão gerar 190 megawatts que vão garantir o fornecimento de energia para todo o Estado. Para o senador Romero Jucá as usinas representam uma ação importante da Eletrobrás na garantia de energia para Roraima.
“Fizemos uma ação forte no Ministério de Minas e Energia para que a Eletrobrás investisse em Roraima. Este parque é uma reserva estratégica que garante o fornecimento de energia em situação de risco ou acidente. Estamos trabalhando no sentido de fazer a interligação do Linhão de Tucuruí, porque além de ter energia de reserva, precisamos ter energia mais barata e com abundância porque Roraima vai crescer e precisará de mais energia”, afirmou Romero Jucá.
O parlamentar informou que está articulando a liberação de recursos para o capital de giro que permitirá a aquisição de óleo diesel para abastecer as usinas. “Estou empenhado para conseguir os recursos para a compra de combustível, que vai gerar mais receita para o Estado com a arrecadação de impostos. Além disso, as usinas vão contratar mão de obra qualificada de Roraima”, disse Jucá
A Usina de Monte Cristo é considerada uma das mais modernas do país, pois possui um sistema automatizado, desde o recebimento de óleo, abastecimento, motores e composição de potência. Segundo Rodrigo Moreira, diretor presidente da Eletrobrás, a expectativa que a usina comece a funcionar no prazo de 30 dias. “Roraima passará a ter juntamente com as outras usinas que foram construídas, um parque térmico adequado para suprir toda a demanda do Estado, caso a Venezuela passe por dificuldades para fornecer energia”, explicou Moreira.