00:00:00

Leite materno

Encontro microrregional de Banco de Leite em Roraima.


Banco de leite em discussão

O auditório do HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) sedia hoje, dia 17, o Encontro Microrregional dos BLH (Bancos de Leite Humano) da Região Norte. É a primeira vez que o evento, que ocorre anualmente, acontece em Roraima. O encontro ocorre no horário das 8h às 12 horas e de 14h às 18 horas.

O evento busca discutir questões sobre a atuação dos BLH no Brasil para os próximos anos, principalmente na região Norte. Segundo a coordenadora do BLH-RR, Silvia Furlin, a escolha de Roraima para sediar o evento foi pactuado em encontro nacional que aconteceu em outubro do ano passado.

Os representantes de cada estado da região Norte

explanarão sobre a metodologia de trabalho dos BLH de cada localidade. “A troca de experiência possibilita idealizar e avaliar os métodos adotados nos Estados”, disse a coordenadora. Para esta tarde, está previsto a entrega de certificados de credenciamento dos BLH, para os representantes de cada estado do Norte.

Ela acrescenta que o BLH de Roraima tem conceito “ouro” por atingir ótimos resultados em relação ao trabalho realizado em Roraima. “Por duas vezes consecutivas, 2013 e 2014, o BLH/RR obteve ouro em avaliação Nacional, porém, desde 2008, quando as avaliações começaram a ser realizadas, o banco estadual sempre conseguiu obter conceitos satisfatórios”, enfatizou Silvia.

Estes encontros regionais colaboram positivamente para que o BLH-RR possa continuamente aprimorar os serviços prestados e consequentemente, ajudam a obter estes conceitos elevados. “Nos encontros regionais é possível discutir soluções para problemas comuns de todas as localidades", contou.

SERVIÇOS 

O BLH-RR estimula à doação de leite materno. O trabalho da equipe envolve ainda o atendimento externo às mulheres através de palestras diárias. Dar assistência às mães que têm dificuldades na hora de amamentar, de forma que elas aprendam sobre o posicionamento correto para que amamentação não seja dolorosa e não haja rejeição da prática mais saudável de alimentação ao recém-nascido, o aleitamento materno.

Quando há necessidade, as mães, inclusive, passam por nutricionista e enfermeiras. A unidade funciona no HMINSN e atende sem a necessidade de agendamento prévio, para esclarecer e contribuir com as mulheres a respeito da importância da amamentação nos primeiros meses de vida da criança.

 

 

Últimas Postagens