- 20 de agosto de 2025
Ações contra hepatites
O Departamento de Vigilância Epidemiológica, por meio do Núcleo de Controle das Hepatites Virais, conclui na tarde desta quarta-feira, dia 15, a Capacitação em Vigilância Epidemiológica das Hepatites Virais, uma das primeiras ações estabelecidas no Plano de Ação para 2015. O evento está sendo realizado, no Garden Shopping localizado, na avenida Ville Roy, no bairro Caçari.
Aproximadamente 26 servidores da área de saúde estão participando, entre representantes dos municípios de Amajarí, Alto Alegre, Pacaraima, Uiramutã, profissionais do Hemocentro, Hospital da Criança e Distritos Indígenas Leste e Yanomami.
A proposta é disponibilizar aos profissionais de saúde conhecimentos técnicos necessários para a coordenação, planejamento e execução de ações de vigilância epidemiológica das hepatites virais nos municípios, garantindo o alcance das metas estabelecidas no Plano de Ação para execução em Roraima em 2015.
Conforme a gerente do Núcleo, Jacqueline Barros, o treinamento tem a finalidade de dar capacidade técnica e operacional à implantação e implementação do Sistema de Vigilância Epidemiológica das Hepatites Virais em Roraima. “Esperamos que todos os profissionais sejam habilitados para realizar ações de prevenção, detecção, investigação e notificação dos casos de Hepatites A, B, C e delta”, esclareceu.
No primeiro dia do encontro foram discutidos temas como conceitos básicos de epidemiologia, apresentação de estudos de casos relacionados às hepatites A e B. Nessa quarta-feira, serão apresentados estudos de casos relacionados às hepatites C e D.
“Nesses dois dias iremos tirar todas as dúvidas dos profissionais, trocar experiência, discutir as manifestações clínicas, falar sobre como fazer a investigação epidemiológica, esclarecer sobre o sistema de informações e como eles deverão coletar e incluir os dados no sistema, ou seja, acreditamos que após esse encontro, eles terão condições de iniciar as ações propostas no Plano de Ação para esse, no que diz respeito á prevenção, controle e combate da doença. Sabemos que os desafios são muitos, por isso propomos essa primeira conversa para que os coordenadores municipais saibam que o núcleo tem todo o interesse de atuar de forma parceira, no que for preciso para que as metas sejam alcançadas”, concluiu Jacqueline.
REGISTROS
Nos últimos anos o número de casos confirmados da doença vem diminuindo em Roraima. Em 2012, foram registrados 260 casos, em 2013, houve uma redução para 240 casos, em 2014 foram registrados 222 casos, e este ano houve 20 registros até agora. A Hepatite A apresenta o maior índice de prevalência, com 131 casos em 2012, 128 em 2013 e 120 em 2014. “Os dados refletem o resultado do trabalho de orientação e conscientização realizado em Roraima, ações que queremos fortalecer, para que essa redução dos registros seja contínua”, finalizou.