- 20 de agosto de 2025
Com intenção de difundir a Capoeira Angola como forma de arte, cultura, lazer e educação popular, a Associação Cultural Angola Palmares Roraima, realiza de 14 a 18 de abril o 7° Encontro de Capoeira. Com o apoio do Governo do Estado, a programação contempla oficina de canto, oficina de movimento, palestras, rodas de capoeira, batizados e troca de cordel. A abertura oficial do evento será nesta terça-feira, dia 14, às 19h30, na comunidade Igreja Nossa Senhora da Consolata, localizada no bairro São Vicente.
O encontro tem como público alvo mestres, contramestres, professores e alunos dos diversos grupos de Capoeira de Roraima, e contará com a presença de capoeiristas de outros estado e países vizinhos.
Segundo o coordenador do evento, e também responsável pela Associação em Roraima, Sivestre Barros Vieira, o mestre Ongira, virou tradição o grupo realizar anualmente encontros de formação, com atividades que visão proporcionar estudos sobre a capoeira e a troca de experiências com alunos, professores e mestres que exercem a modalidade
Ele frisou que a capoeira hoje é reconhecida mundialmente, sendo praticada em todos os continentes, prestando um relevante trabalho nos setores culturais e educacionais, e ressaltou a importância do encontro.
"Convidamos todos os professores, mestres e alunos praticantes desse esporte, para participar desse encontro, promovido com a intenção de fomentar o intercâmbio entre os grupos de capoeira e divulgar o nosso trabalho”, disse Ongira.
Nos dias 15 e 16 as atividades como oficina de canto, oficina de movimento e rodas de capoeira acontecem na comunidade Nossa Senhora da Consolata, a partir das 15 horas. Já no dia 17, a programação será levada até as comunidades indígenas Morcego e Serra da Moça, no local também haverá oficinas, palestras e rodas de capoeira. Já no dia 18, sábado, o evento se encerra com o 14° batizado e troca de cordel do Grupo Angola Palmares Roraima, às 16h no IFRR (Instituto Federal de Roraima).
O secretário estadual de cultura, Marcos Jorge, chama a atenção para o fato da Associação Cultural de Capoeira Angola Palmares, desenvolver em Roraima desde o ano 2000, o ensino da capoeira angola entre crianças, adolescentes e adultos, em vários bairros da Capital, e atualmente também oferece atividades em duas comunidades indígenas.
"Trata-se de uma ação de extrema importância para a questão social e cultural, visto que as aulas incluem domínio dos instrumentos musicais que fazem parte da roda de capoeira, cantos, história e a parte física. E o Governo do estado faz questão de apoiar eventos como esse, que ajudam a fortalecer a cultura e ocupar nossos jovens, com educação, história e atividades físicas, ações enriquecedoras que ajudam a evitar que jovens e crianças fiquem nas ruas e sejam desviadas do bom caminha. A Cultura, a Educação e o Esporte, são ótimas alternativas para fortalecer o lado social", declarou.