- 20 de agosto de 2025
O Hemoraima (Hemocentro de Roraima) pretende fortalecer o banco de doadores no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Para tanto realizará, esta semana, uma parceria com o Sindicato dos Bancários, em Boa Vista. A ação será realizada nesta quarta e quinta-feira, das 8h às 9 horas, na agência central da Caixa Econômica Federal, no Centro, e na unidade Asa Branca, na avenida Ataíde Teive, respectivamente.
O Redome é um sistema criado pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) para registrar as informações de possíveis doadores de medula óssea. Atualmente o Redome conta com 2.333 doadores cadastrados de Roraima. A proposta é fazer uma coleta de sangue específica para o cadastro de possíveis doadores de medula óssea, e com isso, aumentar a participação de Roraima.
Conforme a diretora técnica do Hemocentro, Ana Lúcia Brum Marques, o órgão vai disponibilizar uma equipe de captação para fazer o trabalho. “A finalidade da ação é prestar esclarecimentos sobre o Redome e a importância do cadastramento de voluntários, por isso uma equipe específica da captação fará o trabalho de conscientização dos funcionários, esclarecendo como é possível se tornar um doador, quais os requisitos, e principalmente quais os benefícios da doação para o paciente que espera por um transplante de medula óssea. E com isso convidar as pessoas para fazer o cadastro”, esclareceu.
Após o cadastro dos voluntários será iniciado o processo de efetivação da doação para aqueles que tenham interesse em se tornar doadores fidelizados. “Vamos colher a quantidade de 5 ml de sangue, necessária para fazer o cadastro; depois dos exames será feita a inclusão no sistema nacional e se tiver compatibilidade será feito o contato com o possível doador, para ele tome a decisão final sobre a doação”, explicou.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários, Adauto Andrade, a iniciativa partiu do interesse dos funcionários em ajudar uma criança que está em tratamento fora do estado. “Tivemos a ideia depois de conhecer a história de uma amiga de trabalho que está com o filho em São Paulo. E o sindicato sensibilizado pensou em buscar na categoria a chance de salvar a vida dessa criança; e ao mesmo tempo, aumentar o banco de doadores do Hemocentro, e com isso quem sabe ter a oportunidade de ajudar outras pessoas que estejam precisando. Esperamos reunir pelo menos 150 funcionários, pois fizemos o convite para colegas de outras agências fazerem a doação”, salientou.