- 20 de agosto de 2025
“Sou descendente de índios. Sou macuxi”. Essa foi a declaração da governadora Suely Campos após decretar a abertura oficial da “Semana dos Povos Indígenas 2015 - Somos Todos Índios”, em evento especial realizado no Centro de Produção e Comercialização do Artesanato Indígena de Roraima nesta manhã de segunda-feira, dia 12.
Em nome de todos os indígenas, uma criança colocou na governadora uma tiara confeccionada com materiais naturais. Cinco crianças indígenas realizaram apresentação de danças coreografadas e outro grupo maior, que reuniu mulheres e crianças, realizou danças típicas. Foi então apresentado um vídeo sobre os trabalhos dos 100 primeiros dias do “Governo do Povo”.
Ao lado dos titulares da SEI (Secretaria Estadual do Índio), da Cultura, entre outras autoridades, foram anunciadas ações como reformas e construção de unidades escolares nas áreas indígenas e incentivos na agricultura e pecuária, além do direcionamento de mais verbas para a secretaria realizar projetos a partir de 2016.
“Inserir o índio no ensino superior, assim como foi incentivado no governo de Neudo, é uma das nossas preocupações”, frisou a governadora, que ainda destacou um dos resultados do diálogo e apoio que mantém com parlamentares representantes do estado, como a senadora Ângela Portela (PT), que confirmou a vinda do primeiro Instituto Federal para qualificação técnica do povo indígena, em Roraima.
“A primeira unidade será implantada aqui pelo Ministério da Educação”, assegurou Ângela em seu discurso, quando também considerou que, “a governadora demonstrou em 100 dias de governo, a coragem, determinação e vontade de mudar para melhor a realidade de nosso povo”, destacou a senadora.
O secretário estadual do Índio, Ozélio Messias, frisou que os debates principais da semana serão coordenados pelos próprios índios, que inclusive, compõem a maioria dos integrantes da SEI. “Combate ao uso de drogas, acesso a Saúde, incentivo ao Turismo nas terras indígenas e acesso a universidade, são os temas principais para tratarmos na semana”, observou o titular da SEI.
O coordenador da Associação dos Povos Indígenas da terra São Marcos, Alzemiro Tavares, citou que, integrando a programação da semana, na comunidade em Campo Alegre, há 60 km de Boa Vista, entre os dias 16 até 18 desta semana, serão realizadas manifestações culturais com músicas e comidas típicas, exposição de arte, corridas e diversas competições como, quem bebe mais rápido o caxiri ou come a damorida, além do concurso de escolha da índia melhor caracterizada.
Ao final, uma solicitação especial feita por crianças para a governadora possibilitou a doação de 600 telhas para a comunidade indígena de Santa Rita. Eles receberam ainda a garantia que em 2016 será feita a construção de uma escola estadual na comunidade. A governadora visitou os estandes da Exposição Macunaíma com artesanato e pratos indígenas, onde realizou compras de produtos.