- 20 de agosto de 2025
Urbanização no DI
Desde o início desta gestão, a nova equipe do Governo identificou a situação de descaso que se encontrava o Distrito Industrial de Boa Vista, condição que tem gerado muita insatisfação dos empresários locais. Por isso, visando as melhorias na infraestrutura do local, a Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura) iniciou os trabalhos de limpeza e terraplanagem das vias.
Não é difícil avaliar as condições em que empresários e funcionários convivem diariamente: entulhos de todos os tipos, como materiais de construção, sucatas, lixo e galhos, que ocupam o lugar por onde deveriam passar veículos e pessoas. A quantidade é tamanha que muitas ruas simplesmente desapareceram por se tornarem intransitáveis.
Segundo o diretor da Usina de Asfalto da Seinf, Rummenigge da França Rosa Silva, a limpeza das vias foi um dos pedidos dos empresários ao Governo do Estado, o que não acontecia pelo menos desde o ano de 2011.
As máquinas motoniveladorase pá carregadeiras, da Seinf, trabalham para retirar esses entulhos e liberar as vias e, conforme adianta o diretor, esta semana, com apoio da Seapa (Secretaria de Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), uma máquina roçadeira também estará no local, atuando especialmente nas vias onde é necessário fazer a limpeza do matagal.
“Em cerca de 15 dias concluiremos o trabalho em todo o Distrito, o que vai beneficiar especialmente no período do inverno, já que, na situação em se que encontra, as chuvas tornariam as vias completamente intransitáveis”, explicou.
DIFICULDADES
O proprietário da Green Máquinas, Fábio Fukuda, reforça que todos os anos os empresários sofrem com a dificuldade de acesso no período do inverno: vias alagadas, lama, muitos trechos intransitáveis e funcionários com dificuldade de acesso. Em relação ao trabalho iniciado, ele reforça que a expectativa é que seja concluído dentro dos 15 dias previstos, "já que é uma iniciativa muito boa, que vai ajudar aos empresários e todos os funcionários do Distrito”.
E é impossível não prestar atenção no barco que fica no estacionamento da empresa de comunicação Publicolor, também localizada no Distrito Industrial. Mas esse veículo inusitado reflete a dura realidade dos funcionários da empresa. O proprietário, Doan Rabelo, adquiriu a embarcação, que comporta até oito pessoas, para levar os funcionários do ponto onde é possível transitar até dentro da empresa, na época do inverno. “A falta de infraestrutura faz com que aqui fique tudo alagado e essa foi a forma que encontramos para ser possível trabalharmos neste período. Por isso, esse trabalho que foi iniciado é importante e espero que melhore as condições do Distrito, porque precisamos muito”, reforça.