00:00:00

Povos indígenas

Programação contará oficinas, palestras e documentários na Semana do Índio.


Atividades sociais na semana

Em homenagem ao Dia do Índio (19 de abril), a população indígena de Roraima terá programação especial promovida pela SEI (Secretaria Estadual do Índio). Trata-se da Semana dos Povos Indígenas, que inicia na próxima segunda-feira, dia 13, e segue até quinta-feira, dia 16. A abertura do evento será às 10 horas, no hall de entrada da secretaria.

Devem participar da programação, que é aberta ao público, alunos de escolas municipais e estaduais, acadêmicos da Uerr (Universidade Estadual de Roraima) e comunidades indígenas do estado de Roraima. Haverá exposição e comercialização de produtos e artesanatos indígenas.

As palestras e mesas redondas serão no auditório da Funasa (Fundação Nacional da Saúde) e demais atividades culturais na SEI. Na programação está prevista para a tarde de segunda-feira, a partir das 14h30, a mesa “Etnodesenvolvimento e sustentabilidade”, com os mestrandos Ricardo André Dantas, Sandra Lima Cruz, Renan Oliveira, mediado pela professora mestre Márcia Teixeira.

A programação segue n terça-feira, dia 14, com as oficinas: “Informações sobre o acesso ao ensino superior”, “Comunicações: temas diversos sobre a questão indígena) e mesa redonda “Turismo rural em comunidades indígenas: uma saída possível?” e “Política de valorização do artesanato indígena”, além de exibição de documentários audiovisuais e apresentações culturais.

No dia 15, quarta-feira, haverá exposições artísticas, oficinas, palestras e exibição de videodocumentários. No dia 16, encerrando as atividades, haverá exposições, visitas, oficinas e confraternização entre os povos.

Segundo o responsável pela divulgação do evento, Ernany Marcos do Nascimento, índio da etnia macuxi, o objetivo do evento é mostrar e dizer que o índio ocupa seus espaços. “A grande maioria dos palestrantes e mediadores do evento é indígena e isso representa uma quebra de paradigma de que os povos indígenas não têm muito a contribuir para o desenvolvimento do estado, principalmente no que tange o setor produtivo”, alegou.

CONJUNTURA 

Ao todo, 46% das terras do estado de Roraima são ocupadas por povos indígenas, devidamente demarcadas e homologadas pela Presidência da República. São 58 mil índios (12% da população do estado) distribuídos nas etnias Macuxi, Yanomami, Patamona, Ingaricó, Wai Wai, Taurepang, Sapará, Wapixana e Xiriana. Os povos Wai Wai, por exemplo, são os maiores produtores de castanha do Brasil. Os índios também são os maiores produtores de melancia e os primeiros produtores organizados no campo da pecuária, com 65 mil cabeças distribuídas nas regiões de serras e lavrados.

SEI 

Há 14 anos foi criada a Secretaria do Índio com o objetivo de inserir o índio no setor produtivo. Contudo, as políticas públicas adotadas pelos governos passados não diferenciava as ações por etnia, observando as peculiaridades de cada povo indígena, bem como a geografia da região.

Hoje, na atual gestão, o quadro funcional da SEI é composto de 90% de indígenas. “Hoje a Secretaria do Índio é do índio. O agente público passará a diferenciar as políticas públicas por etnia”, disse Nascimento.

Últimas Postagens