00:00:00

Aftosa

Aderr realiza vacinação assistida contra a Febre Aftosa.


Rebanho recebe vacinação

Visando atualizar a vacinação do rebanho bovino, técnicos da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima) visitaram nesta quinta-feira, dia 9, propriedades rurais  da região do Monte Cristo. A chamada vacinação assistida faz parte do cronograma de ações da campanha de erradicação da Febre Aftosa no estado.

A vacinação assistida ocorre por conta dos proprietários dos animais e é acompanhada pelos fiscais de Defesa Animal e assistentes agropecuários da Aderr. O objetivo é orientar e prestar assistência aos criadores, certificando a aplicação da vacina na totalidade dos animais existentes em cada propriedade rural.

Dessa maneira, segundo o diretor de Defesa Animal da Aderr, Vicente Barreto, elimina-se a possibilidade de que algum criador deixe o rebanho sem imunização. “Essa é uma ação importante para que possamos pleitear o status Livre de Aftosa com Vacinação. Para isso estamos estruturando nossas unidades no Interior, com veículos e materiais de informática, capacitação técnica e contratação de servidores concursados. A ideia é que em breve, todos os municípios tenham um escritório da Aderr para atender os produtores”, disse.

Na propriedade do criador de bovinos, Isamar Ramalho, cerca de 40 animais foram imunizados. Para ele, é importante que todos os criadores se conscientizem da necessidade de imunizar os rebanhos. “Temos que evitar a aftosa dentro do nosso estado. Se todos vacinarem os animais dentro do período correto, logo estaremos livres da doença, que tem prejudicado quem quer vender carne para fora. É a vacinação e a prevenção que vão nos trazer esses benefícios”, ressaltou.

A vacinação assistida será feita ao longo do mês de abril. “Ela se intensifica após o dia 15 de maio, que é quando termina o prazo de notificação da vacina. Após esse período nós iniciaremos as buscas ativas para identificar rebanhos não vacinados”, informou Barreto.

Últimas Postagens