00:00:00

Economia solidária

Governo recebe indicações para projetos


A governadora Suely Campos recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 9, no Palácio Senador Hélio Campos, uma minuta de Projeto de Lei que dispõe das demandas populares em relação à Economia Solidária em Roraima. Participaram do encontro os representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, Fórum de Economia Solidária e diversas lideranças do movimento.

A ação foi conduzida pela Setrabes (Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social). O texto ainda será submetido à análise da PGE (Procuradoria Geral do Estado) para depois ser encaminhado à Assembleia Legislativa.

“Com essa iniciativa, vocês têm uma porta aberta e estarão respaldados para produzir e comercializar. Vamos visualizar todas as questões para atender quem realmente precisa do apoio do Estado”, argumentou Suely, ao considerar justa a demanda.  

A representante do Fórum de Economia Solidária, Marines Peres, explicou que ao ser apoiado pelo Estado, esse projeto vai integrar a política pública para subsistência das pessoas, por meio da criação de empregos com os ribeirinhos, pequenos agricultores, artesãos entre outros.

O superintendente do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego|), Luiz Alberto de Oliveira, destacou a importância do apoio do Estado para que o projeto dê certo. “São muitos anos que aguardamos esse apoio do Estado à Economia Solidária, onde ninguém é patrão e nem empregado, atuam coletivamente, pois não dá para o poder público empregar a todos, e agora, com esse incentivo na Lei, é um momento ímpar o seu abraço a essa causa”, observou.   

Ao final foi destacada a importância dos CPC’s (Centros de Produção Comunitária), que existiam no então governo Neudo e foram o embrião da economia solidária no Estado, tornando autônomas diversas pessoas, inclusive presentes ao ato de entrega da minuta.

 

Últimas Postagens