- 20 de agosto de 2025
Em comemoração a data alusiva que marca a chegada do código Braile ao país e com intuito de sensibilizar a comunidade universitária a conhecer a linguagem, o CAP (Centro de Apoio Pedagógico para atendimento às pessoas com deficiência visual), da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), realizou exposição na UFRR (Universidade Federal de Roraima), na tarde desta quarta-feira, dia 08.
Com a utilização do tato, a forma lúdica de ensino da leitura em Braile para os professores e os deficientes visuais foi demonstrada pela diretora da CAP, Sulivanha Lira, que explicou que, para a escrita, especialmente sobre como o professor pode produzir material em Braile, um dos instrumentos utilizado é o “reglete”, uma espécie de prancheta, onde há uma régua especial para fazer os “furos”. “Ao se pressionar a ‘punção’, da ‘caneta’ surge o ponto. E ao virar o papel, lá estão os pontos em alto relevo para que seja feita a leitura”, detalhou.
Os professores do CAP distribuíram folhetos sobre a data e explicaram que outros professores que tenham interesse em aprender o Braile para melhor acolhimento dos deficientes visuais em sala de aula, e adultos que tenham perdido parcialmente ou totalmente a visão, podem procurar o CAP para aprender gratuitamente.
O CAP fica na avenida Santos Dumont, esquina com avenida Getúlio Vargas, na antiga escola Pescador, bairro São Pedro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3621 3688.