00:00:00

\"Garça do Rio Branco\"

Governo quer reativar atendimento médico às comunidades ribeirinhas.


Barco será recuperado

A assistência às comunidades da região do Baixo Rio Branco é uma preocupação do Governo do Estado, uma vez conhecedor da realidade daquela população. Para viabilizar atendimento médico e odontológico na região, a governadora Suely Campos solicitou um levantamento das condições e localização do barco hospital Garça do Rio Branco, que teve suas ações desenvolvidas durante a gestão do ex-governador Neudo Campos.

Ao receber o relatório de auditoria do Patrimônio Público do Estado, que localizou o barco no Amazonas, Neudo Campos afirmou estar surpreso com o levantamento. Ele relatou que a embarcação de casco de alumínio, com corpo apropriado para navegação inclusive em períodos de verão mais forte, que era equipada com consultórios médico e odontológico, e até uma sala para cirurgias de emergência, está completamente destruída, em inteiro abandono, em um estaleiro no bairro do Tarumã, de propriedade de Adamael Abiatar, em Manaus, no Amazonas.

Para Neudo, as condições que se encontram o barco Garça do Rio Branco demonstram o descaso que a gestão anterior teve com a população ribeirinha do estado. “Foi uma questão política, onde buscaram me atingir, retirando de circulação uma embarcação que cumpria prontamente a função de levar assistência médica e odontologia à comunidade região. Mas não fui eu o afetado e sim o povo de Roraima”, ressaltou.

Neudo informou que por determinação da governadora Suely Campos, uma equipe do Patrimônio Público do Estado está estudando a estrutura da embarcação para saber se é possível aproveitar alguma coisa do que restou, tendo em vista que o barco está completamente dizimado.

“É algo inexplicável para quem tem responsabilidade de governar e, sobretudo de cuidar da saúde de uma região isolada, como a do Baixo Rio Branco, que não tem estradas e o meio de transporte mais viável é o fluvial. Se não for possível recuperar, vamos licitar e comprar um novo barco pronto, desde que preencha todos os requisitos para oferecer o atendimento necessário à população da região”, enfatizou.

Questionado sobre a viabilidade de recuperação ou aquisição de um novo barco hospital para atender a região, Neudo salientou que em primeiro lugar está o bem estar e a saúde do povo roraimense. “Não vamos medir esforços para reativar esse equipamento, pois sabemos que ele é viável e cumpri um papel primordial. Por conhecer muito bem a realidade das comunidades de Santa Maria, Sacaí, Terra Preta, Cachoeirinha, Caicumbi, Dona Cota, Remanso, todas completamente desassistidas, sabemos da importância de resgatar este barco. Muitas vezes estive naquela região com a Suely e conhecemos de fato o que aquela gente passa”, destacou Neudo.

O relatório de viabilidade das estruturas do barco hospital Garça do Rio Branco deverá ser finalizado e encaminhado à governadora Suely nos próximos dias, a partir de quando o Governo vai definir quais procedimentos serão tomados para reativar os atendimentos de Saúde na região do Baixo Rio Branco.

Últimas Postagens