- 20 de agosto de 2025
Para atender a todas as demandas dos indígenas que trabalham com pequenas produções e criações, a SEI (Secretaria Estadual do índio) disponibilizará uma sala na sede do órgão. O objetivo, segundo o titular da pasta, Ozélio Izidório, é receber todas as demandas dos produtores e transformá-las em projetos para captação de recursos. A medida foi tomada em entendimento na última Assembleia Geral Ordinária dos Tuxauas, realizada na terra indígena São Marcos, no final do mês passado.
Izidório disse que as dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas da localidade, foi o principal tema da Assembleia, que contou com a participação de tuxauas de 46 comunidades das regiões do Alto, Médio e Baixo São Marcos. Os representantes das comunidades pediram melhorias nas estruturas das pontes, estradas e escolas. "Apesar do baixo orçamento da Secretaria do Índio para este ano, vamos angariar recursos para atender as demandas. Com os projetos documentadas mãos, poderemos solicitar verbas junto ao Governo Federal e articular também na esfera estadual”, comentou.
O secretário informou ainda que na assembleia foram discutidas as ações do Governo de um modo geral e as dificuldades enfrentadas. “Houve uma aceitação por parte das lideranças. Eles entendem que o Governo está passando por dificuldades e irão aguardar a verba federal para o início dos trabalhos”, informou.