- 20 de agosto de 2025
BEC deve recuperar estradas
Com intuito de firmar parceria essencial na recuperação de pontes e vicinais do estado, na manhã desta terça-feira, dia 7, a governadora Suely Campos foi recebida com honras militares pelo comandante do 6º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção do Exército), tenente coronel José Fernandes Filgueiras, para a primeira reunião, que tratou dos estudos que já foram iniciados pela Seinf (Secretaria Estadual de Infraestrutura) e que será analisado agora pelo Exército. A reunião contou ainda com a participação dos secretários estaduais de Infraestrutura, Flamarion Portela, e de Planejamento, Alexandre Henklein.
A governadora destacou a necessidade da parceria com o Exército, especialmente diante da preocupação com a precariedade e urgência em recuperar 23 mil metros de pontes de madeira. “Nós temos o maior respeito pelo 6º BEC, que foram os percussores e fizeram história em nosso estado. Não podemos deixar de contar com essa preciosa ajuda nesse momento para recuperar muitas estradas e pontes”, enfatizou.
Segundo Portela, com os 23 mil metros de pontes de madeira há 2.400 pontes no estado. “Entre as prioridades estão as que demandam mais urgência, devido a precariedade apresentada pois, a chegada do inverno não nos permite tempo de solucionar tudo. Então vamos começar os trabalhos logo que possível para amenizar os pontos mais críticos”, informou.
Com trabalhos realizados em todo o Norte do país, o comandante do 6º BEC, tenente coronel Filgueiras destacou a importância do encontro, pois segundo ele, a governadora Suely Campos rompe com cinco anos de ausência de contato entre Governo do Estado e 6º BEC.
“Estamos muito felizes em poder retomar essa aproximação, esse diálogo e de novamente cooperar com o estado. Será feito o tudo possível para realizar os trabalhos, vamos remeter o projeto de parceria para apreciação em Brasília [DF]”, informou o comandante Filgueiras.
O secretário Alexandre Henklein também informou do interesse da Seplan (Secretaria Estadual de Planejamento) participar da parceria para recuperar a infraestrutura das ruas e avenidas, com pavimentação e drenagem, do Distrito Industrial do Estado, o que também deverá ser analisado pelo Exército.