- 20 de agosto de 2025
CAC vai ao interior
Reuniões para a realização de audiências públicas e prestação de serviços de qualificação para as comunidades do interior do Estado marcaram as atividades realizadas durante os três primeiros meses deste ano, entre o Centro de Apoio as Câmaras (CAC) e as Câmaras Municipais. O CAC é um órgão ligado à presidência da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e tem parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Segundo o coordenador do CAC, Fernando Heder, as atividades têm como proposta levar atendimento a todos os municípios roraimenses. O Procon Assembleia e o Centro de Apoio a Mulher (Chame) também serão parceiros nesses eventos. “É desejo do presidente do Legislativo, deputado Jalser Renier (PSDC), aproximar ainda mais a comunidade com as ações da Casa, pois muitos que moram em localidades de difícil acesso desconhecem o papel dos parlamentares”, explicou.
Embora ainda não tenha um calendário oficial, o TRE solicitou a participação dos órgãos da ALE-RR em ações conjuntas com a Justiça Itinerante, em pelo menos uma vez por mês em cada município. “Estamos aguardando o presidente do TRE, desembargador Mauro Campello, encaminhar um Termo de Cooperação Técnica para que firmemos a parceria”, informou Heder.
O município do Uiramutã receberá neste mês ações do Centro Humanitário de Apoio a Mulher (Chame), coordenado pela deputada Lenir Rodrigues (PPS), que levará nos dias 24 e 25 de abril os serviços da equipe multidisciplinar do órgão, juntamente com os profissionais do CAC, para atender à classe feminina nas comunidades Flexal e Água Fria.
Aconteceu - Em março, o presidente da ALE-RR, deputado Jalser Renier, esteve reunido com os vereadores de Pacaraima para firmar parceria, no sentido de levar os trabalhos dos órgãos legislativos para o município. Também ficou firmada a realização de audiência pública para tratar sobre os problemas do município, porém ainda com data definida.
Ainda no mês passado, presidentes e primeiros secretários de 12 câmaras municipais participaram de encontro no plenarinho com Renier para a realização de atividades no interior. “O que mais nos deixa satisfeitos é saber que a Assembleia Legislativa tem o reconhecimento no Estado. E a população é a que mais ganha com câmaras municipais que prestem um serviço de qualidade”, finalizou Heder.