00:00:00

Autismo

Caminhada marca comemorações sobre a conscientização do Autismo.


Dia do Autismo faz caminhada

"Ver o mundo de um jeito diferente". Essa provavelmente é a melhor forma de definir a forma na qual vivem os autistas – pessoas que apresentam um transtorno de desenvolvimento, que compromete a comunicação e interação social. Na próxima quinta-feira, dia 02 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e, para chamar a atenção para a data, a Rede Cidadania Atenção Especial promoveu na manhã desta terça-feira, dia 31, uma caminhada para esclarecer e promover a discussão sobre o Autismo.

A secretária estadual do Trabalho e Bem-Estar Social, Emília Campos, participou da caminhada, realizada nas ruas próximas à sede do projeto, localizado na zona Oeste da Capital. Emília ressalta que a ação “visa levar informações sobre o Autismo para que os pais possam conhecer, saber identificar e procurar o atendimento adequado. Essas crianças precisam ser tratadas com muito amor e atenção. O Governo do Estado, por meio da Rede Cidadania, também promove o atendimento aos autistas”, destacou.

A Rede Cidadania Atenção Especial atende 62 pessoas com Autismo, promovendo atividades que garantam o bem-estar, desenvolvimento e acompanhamento deles e de seus familiares. Os atendimentos vão desde psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas, além de aulas de artesanato, pintura, dentre outras. “O quebra-cabeça é a atividade preferida deles. A cada dia é um passo além no desenvolvimento dos atendidos”, informou a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Verônica Oliveira.

Muitas vezes o desconhecimento é um entrave para detectar o mais cedo possível o Autismo e realizar o tratamento adequado que possa promover a saúde e qualidade de vida. Elisete Chagas é mãe da Raquel, de nove anos, que tem Autismo, detectado pela mãe quando a menina ainda era bebê. “Vi que minha filha tinha algo diferente, procurei ajuda médica e com nove meses detectamos o Autismo. Desde então, ela começou o tratamento”, relatou.

A menina alegre frequenta a Rede Cidadania e a mãe tem certeza dos benefícios do atendimento. “Ela adora as atividades, vi como ela evoluiu e aqui é muito bem tratada”, comentou.

Aos 31 anos, Francisco Souza Moreira também frequenta a Rede. Mesmo com alguma dificuldade na fala, o Autismo não impede que Francisco esbanje alegria e seja comunicativo. “Aqui gosto de artesanato, da pintura e quebra-cabeça, e também já fiz muitos amigos”, disse.

AUTISMO 

O Autismo é um transtorno de desenvolvimento que fazem com que o autista desenvolva uma forma particular de se situar no mundo e construir uma realidade para si mesmo. É caracterizado, principalmente, pela dificuldade da interação social, na linguagem e comportamentos repetitivos.

O transtorno pode variar de graus mais leves até os mais graves, nos quais o autista se torna incapaz de manter de qualquer tipo de contato interpessoal, além de comportamento agressivo e retardo mental.

 


 

Últimas Postagens