00:00:00

Central de Transplantes

Médico reconhecido mundialmente capacita profissionais de Roraima.


Tutoria em transplantes 

Com a intenção de agilizar a implantação da Central de Transplantes de Roraima, a CNCDO (Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos) da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) promoveu capacitação de médicos e estudantes de Medicina, com o professor e doutor, Silvano Raia, PhD pela Universidade de Londres e membro da Academia Nacional de Medicina.

Raia, que é coordenador executivo do Comitê Estratégico para o Desenvolvimento de Centros de Captação e Transplantes de Órgãos do Ministério da Saúde, abordou dentre vários temas, durante a palestra, realizada nesta última quinta-feira, dia 26, no auditório do CRM (Conselho Regional de Medicina), a abertura do projeto Tutoria em Transplantes em Roraima, que servirá como ponta pé inicial para que as cirurgias sejam realizadas no estado. Entre as funções do comitê, coordenado por ele, está a busca em melhorar a área de transplantes de órgãos nos estados brasileiros, que ainda realizam com frequência estes procedimentos.

Primeiro a fazer transplante de fígado no Brasil e a realizar uma cirurgia de intervivos no mundo, Raia apresentou pesquisas e mostrou como a implantação da Central ajudará aos que precisam de doação de órgãos. “Estou muito feliz pelo convite do Governo para ministrar e contribuir de forma teórica para a implantação do sistema de transplantes em Roraima, um grande avanço da medicina local e só quem ganhará com isso é a população”, enfatizou.

Para ele, os transplantes estão entre os procedimentos mais complexos e fascinantes da Medicina, levando em conta, o fato de que há doentes que já esgotaram todas as chances de cura para os males apresentados e hoje é oferecida a possibilidade de substituir, além do coração, rim, fígado, pulmão, pâncreas, intestino, córnea, medula óssea, pele, válvula cardíaca, ossos e esclera ocular. "Este avanço trará à muitos, a oportunidade de receber um orgão que salvará sua vida sem correr os riscos das viagens e maiores esperas”, ressaltou.

O coordenador estadual da CNCDO, Douglas Teixeira, avalia que a visita e capacitação do Phd em Roraima, significou um grande avanço e contribuição para os profissionais do Estado. “Essa visita veio para acrescentar no trabalho que o Governo pretende desenvolver na área de transplantes em Roraima. O doutor Silvano Raia é um especialista com muita experiência e está disposto a somar conosco em melhorias no sistema de transplantes do Estado. Um grande avanço para área de cirurgias de Roraima”, destacou.

O coordenador também explicou que a Central Estadual está em fase de implantação do sistema de comunicação, que interliga o Estado à rede nacional de transplante. A previsão é que assim que for concluída a instalação do sistema, por volta do mês de maio, o Ministério da Saúde venha a Roraima capacitar os profissionais envolvidos.

Últimas Postagens