00:00:00

Rorainópolis

Governo faz parceria com o Exército e atende paciente.


Exército ajuda paciente

Sem medir esforços para preservar a vida de um paciente, o Governo do Estado realizou, na noite desta quinta-feira, dia 25, uma ação conjunta com o Exército Brasileiro. O paciente Antônio Célio Nascimento foi internado no Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, em estado grave, chegando a ter duas paradas cardíacas, momento em que necessitou ser transportado, com urgência, para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HGR (Hospital Geral de Roraima), unidade referência no Estado.

Para possibilitar o atendimento ao paciente, um helicóptero do Exército foi equipado com suporte ventilatórios do HGR e enviado ao município, a 210 quilômetros (em linha reta) da Capital, para trazer o paciente para Boa Vista. O helicóptero pousou em Boa Vista, na sede do 6º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção) às 23 horas desta quarta-feira, 25, onde uma ambulância do Samu já estava a espera para levar o paciente ao HGR. O paciente está internado na UTI do HGR e seu estado de saúde continua grave.

A aeronave do EB-AM foi encaminhada à Rorainópolis levando a bordo o médico Fábio França para acompanhar o paciente durante o trajeto. Entusiasmado, o médico disse ter finalizado a missão com a sensação de dever cumprido. “A união entre o Exército e o Estado é um modelo que deve ser copiado sempre”, disse.

O médico destacou que se o trajeto fosse feito de ambulância, seriam necessárias cinco a seis horas a seis horas, o que foi reduzido para duas horas e meia pelo empenho realizado através da parceria. “Quanto menor o tempo para o suporte do paciente, maiores as chances de preservação da vida”, frisou.

ATENDIMENTO 

Segundo o médico do Hospital Regional Sul, Áthila Bessa, o paciente deu entrada nas primeiras horas de quarta-feira, 25. Ele é diabético crônico e estava com o quadro de diabetes descompensada, e apresentava quadro de diarreia com sangue. “O paciente iniciou tratamento assim que chegou à unidade, com antibióticos para tratar a infecção intestinal e medicamentos para controlar a diabetes”, explicou Bessa.

Diante de todos os procedimentos realizados, o quadro do paciente piorou. “O paciente teve duas paradas cardiorrespiratórias e foi reanimado com êxito pela equipe do hospital regional”, ressaltou o médico, informando que o paciente foi imediatamente entubado na unidade semi-intensiva, onde ficou em coma induzido até ser removido.

Paralelamente ao atendimento, foi solicitado o suporte para realizar a transferência para o HGR. A base do Exército Brasileiro em Roraima (EB-RR) na vila do Jundiá, em Rorainópolis, acionou a equipe do Posto Médico de Guarnição do EB, em Boa Vista, onde o médico chefe, Marcelo Zeitoune, intermediou junto ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para que fosse dado o suporte durante o processo de transferência do paciente.

 

Últimas Postagens