00:00:00

Combate à tuberculose

Mais de 50 pessoas são atendidas em ação na Policlínica Cosme e Silva.


50 pessoas atendidas

A Sesau (Secretaria de Saúde do Estado de Roraima) realizou nesta terça-feira, dia 24, uma ação alusiva ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose, na Policlínica Cosme e Silva, localizada no bairro Pintolânida, zona Oeste. Quem participou da programação, também pôde fazer testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite. Durante o evento, que foi realizado durante toda a manhã, foram atendidas mais de 50 pessoas.

A gerente do Núcleo de Tuberculose do Estado, Melise Melo, informou que as pessoas que participaram da ação, contaram com um atendimento especializado de um médico infectologista e puderam realizar exame para detectar a Tuberculose. “Nosso objetivo é fazer com que a população se conscientize sobre a necessidade de combate à doença, que conheçam todos os sintomas, tratamentos e formas de prevenção”, detalhou.

Melise destacou que em 2014 foram registrados 131 casos da doença em Roraima, sendo 81 em Boa Vista. “Entre as pessoas infectadas, as mais afetadas são os idosos, pois devido à baixa imunidade, eles estão mais suscetíveis a qualquer tipo de enfermidade”, explicou.  

A cabeleireira Suzete de Lima levou a filha de 10 anos para fazer o exame, pois a criança apresenta sintomas similares ao da Tuberculose. “Minha filha está com tosse e catarro há um mês, além de febre e cansaço. Já dei vários remédios, mas ela não melhorou”, disse ao destacar que a ação é importante para que a população possa se prevenir.

O fazendeiro Roberto Carlos fez o exame apenas por precaução. “Depois dos 40 anos de idade, a pessoa deve tomar mais cuidado com a saúde e fazer check-ups regulares. Eu não apresentei nenhum sintoma, mas estou fazendo o teste só por prevenção”, declarou.

A gerente do Núcleo de Tuberculose informou que o resultados dos exames serão liberados no dia 1º de abril. “As pessoas que participaram da ação e que fizeram o teste, poderão pegar os resultados na próxima semana, aqui mesmo na policlínica”, informou.

TUBERCULOSE 

É uma doença causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, como ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões).

Quem tem tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, pode ter tuberculose.

A Tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirrar, tossir ou falar, o doente infectado nos pulmões espalha no ar as bactérias que podem ser aspiradas por outras pessoas. Geralmente após quinze dias de tratamento a pessoa já não transmite mais a doença.

PREVENÇÃO 

Ambientes fechados e mal ventilados favorecem a transmissão da doença. A vacina BCG, obrigatória para menores de um ano, só protege as crianças contra formas mais graves da doença. Adultos não são protegidos por esta vacina.

TRATAMENTO 

Após o diagnóstico na unidade de saúde, o tratamento deve ser feito o quanto antes por um período mínimo de seis meses, diariamente e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. O tratamento só termina quando o profissional de Saúde confirmar a cura por meio de exames.

Melise informou que é importante destacar que a tuberculose tem cura, desde que tratada adequadamente e por um período mínimo de seis meses. “O tratamento não deve ser abandonado, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. Compartilhar talheres, copos, toalhas ou banheiros não transmite tuberculose. Beijos e abraços também não”, esclareceu. 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta