00:00:00

Embrulhada

Sem Lurenes, ALE aprova nome para Iper


A indicação de Lurenes Cruz do Nascimento para a presidência do IACT (Instituto de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação) foi retirada pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Brito Bezerra (PP), durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 24. A votação do projeto chegou a ser anunciada pelo presidente da Casa, deputado Jalser Renier (PSDC), que atendeu à questão de ordem da liderança do Executivo na Casa.
Jalser esclareceu ao líder do Governo que, conforme o artigo 210 do Regimento Interno da Assembleia, a proposição depois de retirada não poderia ser reapresentada aos deputados contendo a mesma indicação, ou seja, o Governo do Estado teria que apontar o nome de outro gestor para o órgão. Brito Bezerra afirmou estar consciente da situação, e em entrevista à imprensa, após a sessão, explicou que Lurenes Nascimento ficará à frente do projeto do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE). De acordo com ele, a decisão partiu de entendimento entre deputados da base aliada e o Executivo, e não há ainda uma definição em torno do cargo em que Lurenes será acomodado. O Governo tem prazo de até 30 dias para enviar nova indicação.
O outro projeto de decreto legislativo votado, resultou na aprovação do nome de Ronaldo Marcílio Santos para assumir a presidência do IPER (Instituto de Previdência de Roraima). Foram 17 votos favoráveis e quatro contrários. Antes da votação, o líder do G14, o chamado Blocão, deputado George Melo (PSDC), orientou seus membros a votar pela aprovação do projeto.
Conforme Melo, o Blocão esteve reunido na segunda-feira, 23, e decidiu, por maioria, pela aprovação do nome de Marcílio, por sua qualificação técnica. “Temos dito que não somos grupo de Oposição, somos um grupo independente. Temos tido cuidado de analisar, discutir internamente”, comentou.
Já o líder do Governo na Casa, Brito Bezerra, reforçou que a aprovação é fruto de entendimento entre os deputados.
AVALIAÇÃO 

Ao avaliar a sessão desta terça-feira, o presidente da Casa, Jalser Renier, disse acreditar na “força democrática do plenário”. “O plenário dessa Casa sabe exatamente a responsabilidade que tem. Ronaldo é um homem preparado, já passou por diversas situações e mostrou sua inocência, é um técnico preparado para atuar no cargo. Acho que o IPER está bem guardado”, concluiu. 
 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta