00:00:00

Setor produtivo

Presidente da ALE-RR anuncia realização de simpósio rural.


ALE discutirá agricultura 
 
A Assembleia Legislativa de Roraima promoverá o I Simpósio do Setor Produtivo do Estado. O anuncio foi feito pelo presidente da Casa, deputado Jalser Renier (PSDC), nesta segunda-feira, 23, na Superintendência Federal da Agricultura (SFA) de Roraima, durante reunião promovida pelo senador Romero Jucá (PMDB), que apresentou à classe produtiva local, as ações que está desenvolvendo no combate à febre aftosa e as pragas no setor agrícola roraimense. A data para a realização do evento, segundo o parlamentar ainda será definida.
Estiveram presentes os deputados, Jânio Xingu (PSL), Angela Águida (PSC), George Melo (PSDC), Francisco Mozart (PRP) e Zé Galeto (PRP), entre outras autoridades.
Na ocasião, Jalser se mostrou interessado em colocar o Poder Legislativo à disposição dos produtores, no sentido de elaborar proposições e cobrar das autoridades competentes a solução de gargalos do setor em Roraima. Ele também parabenizou o senador Romero por conseguir recursos federais para aquisição de seis mil toneladas de milho, cinco viaturas e diárias para o pagamento dos profissionais que atuaram na fiscalização do controle da vacinação contra a febre aftosa. “O Simpósio terá como objetivo ouvir os representantes da agricultura e pecuária local no sentido de conhecermos os problemas referentes a esses segmentos e levarmos ao conhecimento do poder público para que resolva da melhor forma essa situação”, informou.
O presidente da ALE-RR criticou algumas ações do Poder Executivo com relação a ceder ou lotar concursados do Iteraima (Instituto de Terras de Roraima), Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr) e Fundação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), à disposição de outros órgãos, que segundo ele, atrapalham as atividades desenvolvidas nas áreas de produção. “São órgãos importantes que necessitam dos seus técnicos. É inaceitável que servidores em estágio probatório fiquem à disposição ou lotados para outros órgãos, sendo que essas pessoas devem trabalhar no local para onde prestou concurso público. Desse jeito, o poder público acaba atrapalhando o trabalho que poderia ser executado nessas áreas. Um desserviço à sociedade”, enfatizou.
O senador Romero Jucá agradeceu a parceria da ALE-RR e anunciou à busca por recursos para a compra de 60 mil vacinas com agulhas oficiais e para a compra de mais 15 viaturas para a Superintendência Federal de Agricultura para que os técnicos atuem em campo. “É uma parceria que está sendo consolidada. Minha intenção é trazer recursos com o apoio do Ministério da Agricultura. A Superintendência Federal de Agricultura em Roraima coordenará as ações e a Assembleia Legislativa, que terá um papel importante fiscalizando e cobrando a aplicação dos recursos. Nossa intenção é de contar com o apoio da Aderr, da Secretária de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), para melhoria das condições de vida do homem do campo”, enfatizou.

 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta