00:00:00

Situação do aluno

Roraima sai na frente e conclui segunda etapa do Censo Escolar.


Fim do censo escolar

Escolas das redes pública e privada concluíram a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica em Roraima. A confirmação da conclusão em primeiro lugar entre os estados brasileiros foi repassada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Para a coordenadora geral do Censo Escolar em Roraima, Selma Mariot, concluir essa etapa antes de todos os estados, além de colocar Roraima em evidência no Brasil, mostra o compromisso com o fornecimento de informações necessárias para o planejamento de políticas públicas para a Educação.

Nessa etapa são coletadas informações para o módulo “Situação Aluno”, ou seja, dados sobre o movimento e o rendimento escolar dos estudantes. Esse módulo complementa a primeira etapa do Censo, que coletou informações sobre a matrícula inicial do aluno.

As informações foram repassadas pelas instituições de ensino públicas e privadas, direto ao Sistema Educacenso por meio do site www.educacenso.inep.gov.br, ao acessar o Módulo Situação do Aluno.

Para a execução da ação, a Seed estabeleceu algumas normas e procedimentos que foram seguidos pelas instituições de ensino. Só tiveram acesso ao sistema as escolas que responderam à primeira etapa do Censo e que informaram matrícula de escolarização. As escolas que foram informadas como paralisadas ou extintas, ou que tiveram as matrículas desconsideradas das estatísticas oficiais, não tiveram acesso ao sistema.

Cada escola informou o rendimento (aprovação ou reprovação) e o movimento (transferência, falecimento e abandono escolar) dos estudantes. As informações são de responsabilidade do gestor da unidade de ensino.

CENSO ESCOLAR 

Com papel fundamental dentro do processo educacional, o Censo Escolar da Educação coleta informações que vão formar o panorama nacional da Educação e formular as políticas públicas e execução de programas na área de Educação.

É com base no Censo que se realiza a transferência de recursos públicos para o desenvolvimento das ações educacionais, entre elas, a alimentação e transporte escolar, distribuição de livros didáticos, implantação de bibliotecas, PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

RORAIMA 

Os dados do Censo Escolar 2014 revelam a existência de 382 escolas em Roraima, com 74.431 alunos matriculados e 4.470 docentes. Na Capital, 61 escolas e 42.037 alunos. Já a Educação Indígena conta com 255 unidades de ensino e 14.161 estudantes matriculados.  No Interior são 66 escolas e 18.233 discentes.

Do total de escolas, 286 têm acesso via terrestre e 96 somente via aérea. Em todo o Estado estão sendo utilizadas 2.049 salas de aula.

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta