- 29 de outubro de 2024
Parceria elogiada por Jucá
A parceria de trabalho entre a Superintendência Federal de Agricultura e Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) para fortalecer o setor produtivo do Estado e intensificar as ações de controle e combate a febre aftosa e pragas que atingem a agricultura foi destacada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR) durante encontro com representantes do setor produtivo, nesta segunda-feira (23), em Boa Vista. Participaram do evento, o presidente interino da Aderr, Braz Behnck, presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier e deputados estaduais.
O senador afirmou que este é o momento de trabalhar com ações integradas, com o objetivo de impulsionar o setor primário. O parlamentar anunciou na reunião, aquisição de 60 mil doses de vacina que irá imunizar o gado contra a febre aftosa nas áreas indígenas. “O governo do Estado não conseguiu adquirir agulha oficial para imunizar o rebanho e diante desta dificuldade, viabilizei com o Governo Federal a liberação de 60 mil doses, que começam a ser aplicadas já em abril, após isso faremos a sorologia. A nossa expectativa é que em setembro, o Estado esteja livre da febre aftosa por meio da vacinação”, disse Jucá.
Para o presidente interino da Aderr, Braz Behnck, é necessário que o Estado atenda as exigências do Ministério da Agricultura, caso contrário não receberá o selo de área livre da doença. “Agradecemos o senador Romero Jucá pelo empenho em conseguir as vacinas que vão atender principalmente as comunidades onde os produtores indígenas têm dificuldades em adquirir as doses e aplicar a vacina,” afirmou Behnck.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, Jalser Renier, disse que a Assembleia vai dar prioridade para a questão agrícola do Estado. “Estamos tomando um rumo diferente. Aquilo que for bom para o Estado, a ALE deve seguir a proposta. Vamos discutir o assunto no Simpósio de Agricultura parar ouvir todas as pessoas envolvidas e criar uma proposta igualitária”, disse Renier.
AQUISIÇÃO DE MILHO
Durante a reunião o senador Romero Jucá, anunciou ainda que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai disponibilizar 6 mil toneladas de milho para atender as famílias da agricultura familiar, até o momento já foram embarcadas deste total, cerca de 1.500 toneladas. Para o presidente da Organização da Feira dos Produtores de Rorainópolis, Antônio de Castro, o milho vai chegar no tempo certo. “ Será um milho de qualidade e vai começar a ser cultivado antes do período chuvoso e será muito importante para os produtores”, afirmou Castro.