00:00:00

Contra tuberculose

Ação de prevenção disponibilizará teste


Durante a ação na Policlínica Cosme e Silva nessa terça-feira, dia 24, o NCT (Núcleo de Controle da Tuberculose) também disponibilizará teste rápido de HIV, Sífilis e para Hepatites A e B. Os Núcleos de Controle de DST/AIDS e de Hepatites Virais coordenarão os trabalhos. Os atendimentos a paciente com suspeita de tuberculose serão realizados até as 13 horas.

A equipe da gerência do Núcleo de DST/HIV/Aids fará distribuição de preservativos masculinos e entrega de folderes educativos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. Qualquer pessoa que passou por alguma situação de risco será atendida, independente da idade.

A ação na Policlínica, iniciativa do NCT é alusiva ao Dia Mundial Contra à Tuberculose. Além da testagem, o evento terá o exame de baciloscopia, aferição da pressão arterial e glicose. “O evento é aberto ao público, porém o púbico-alvo é pessoa com queixas que possam configurar algum sinal de Tuberculose, como tosse por mais de três semanas, febre no fim do dia e cansaço”, explicou a gerente do Núcleo de Controle da Tuberculose, Melise Lima.

Ela ainda ressaltou que os testes rápidos serão realizados apenas com o consentimento da pessoa, enquanto estiver aguardando o atendimento médico. O paciente terá aconselhamento antes e após o teste. Se positivo, a pessoa será encaminhado ao SAE (Serviço de Atenção Especializada) para acompanhamento especializado. O acolhimento será feito por psicólogos e assistentes sociais. 

A técnica do Núcleo de DST/AIDS do Estado, Neusa Nascimento,  explicou que o resultado do exame sai, em média, em 20 minutos. “Os casos que derem positivos sairão com encaminhamento para a unidade especializada, para a conclusão do diagnóstico”, garantiu.

A técnica explicou que o procedimento é feito por meio de uma gota espessa, ou seja, uma furada simples no dedo. “ Com o diagnóstico precoce, podemos orientar para evitar a transmissão da doença e garantir mais qualidade de vida. É importante que a pessoa faça o exame, pois a Aids tem tratamento gratuito e a Sífilis e as Hepatites têm cura”, destacou Neusa. 

O evento dessa terça-feira, segundo a Melise, visa sensibilizar e mobilizar os profissionais e a população para a problemática da tuberculose, bem como, identificar os casos suspeitos, examinar os sintomáticos respiratórios e realizar os exames necessários para o diagnóstico precoce (escarro) e, sobretudo, indicar o tratamento correto e os serviços gratuito.

A Tuberculose é de fácil diagnóstico, tratamento e cura, se tratada de forma correta no período mínimo de seis meses. Em Roraima, no ano de 2015, foram diagnosticados no estado 29 casos novos de tuberculose, destes, um óbito registrado. “O tratamento deve ser seguido corretamente para que casos de óbitos possam ser evitados”, ressaltou a gerente.

Ela é transmitida de uma pessoa doente sem tratamento para outras pessoas sadias, por meio do ar que se respira, quando o doente fala, espirra e tosse. O contato direto e permanente com a pessoa doente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar, representa maior chance de outra pessoas ser contaminada.

ATENDIMENTO 

O público que procurar pelos serviços da ação de prevenção da tuberculose, primeiro, passarão pela triagem (medição de pressão arterial e teste de glicose), depois segue para o consultório médico. “Casos suspeitos os pacientes irão ser submetidos a coleta de escarro para a realização da baciloscopia”, disse.

O exame de baciloscopia será feito por profissionais do Lacen (Laboratório Central de Roraima). Os resultados saem na próxima segunda-feira, dia 30, e estarão disponíveis na própria Policlínica.

Enquanto os pacientes irão aguardar vez, para a consulta médica, os acadêmicos de medicina da UFRR (Universidade Federal de Roraima) promoverão palestras educativas sobre a doença, detecção, sintomas, tratamento e farão distribuição de informativos. O evento também vai contar com o apoio do Ceterr (Centro de Educação

PREVENÇAO 

Para prevenir contra a tuberculose, algumas medidas devem ser tomadas, como vacinar as crianças com a BCG logo ao nascer e manter uma alimentação saudável. Já as pessoas que moram na mesma casa ou trabalham no mesmo ambiente de pessoas com a doença, devem procurar a UBS mais próxima de sua casa para uma avaliação médica.

 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta