- 29 de outubro de 2024
Residencial chama sorteados
Começou nesta segunda-feira, dia 23, o atendimento realizado pela Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima) às primeiras pessoas que foram sorteadas para serem contempladas com as 2.992 unidades do Residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite. A previsão é de, em média, 200 atendimentos diários.
Essas pessoas estão sendo convocadas pela Codesaima por telefone, em ordem alfabética, para comparecerem à sede do órgão, localizado na avenida Mario Homem de Melo, 1.623, Mecejana, das 8h às 17 horas, com os documentos necessários. “É muito importante que o convocado leve todos os documentos solicitados, pois estão sendo elaborados dossiês, que serão encaminhados à Caixa”, explica a diretora de habitação da Codesaima, Idiene Queiroz.
O primeiro passo foi o envio dos nomes dos 4.000 sorteados ao CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), que fará uma análise financeira daquelas pessoas para verificar se estão ou não aptas, conforme os critérios socioeconômicos exigidos pelo Governo Federal, a continuarem no processo. O resultado dessa avaliação é enviado à Caixa Econômica e repassado à Codesaima.
Após o retorno do CadÚnico, aquelas pessoas que forem avaliadas como incompatíveis, ou seja, que estão fora do perfil socioeconômico exigido, serão excluídas, e aquelas que possuem alguma inconformidade, a Codesaima vai avaliar se esta pendência poderá ou não ser sanada.
“Então, aquelas pessoas que estiverem aptas terão a documentação enviada pela Codesaima à Caixa, que fará a avaliação documental e, dessa forma, definir os contemplados para receber as 2.992 unidades”, explicou Idiene.
Aldenira Cardoso da Silva recebeu a ligação da Codesaima e hoje pela manhã compareceu à sede do órgão com todos os documentos exigidos. “Fiquei muito feliz em ser sorteada. Agora é esperar que tudo dê certo para que eu possa sair do aluguel”, comentou.
A previsão de entrega dos apartamentos é no mês de maio.
SORTEIO
Pela primeira vez, Roraima cumpriu a determinação da Portaria do Ministério das Cidades 595, que trata dos parâmetros de priorização e seleção dos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida.
No último dia 18, de forma online e isenta, foi realizado o sorteio que classificou os beneficiários por grupos de prioridades, como portadores de necessidades especiais e idosos.
Esse procedimento garante a transparência ao processo e, nas etapas que agora estão sendo realizadas, está sendo avaliada a veracidade e conformidade das informações, de acordo com as exigências do programa.
Somente após essas verificações é que serão divulgados os nomes das pessoas que preenchem todos os critérios para ingresso no programa e que serão efetivamente contempladas com os 2.992 apartamentos.
A lista completa dos candidatos pré-selecionados está disponível no portal www.rr.gov.br.
Documentos necessários
1-Cópia dos Documentos de Identidade (Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, outro documento de identificação com foto ou filiação);
2-Cópia do CPF (Ou documento oficial que contenha este cadastro);
3-Cópia de Comprovação de Estado Civil (Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento ou Certidão de Casamento com averbação da separação / divórcio);
4-Caso de Morte (Cópia da certidão de óbito);
5-União Estável (Documentos e Assinatura igual àquela que consta no documento de identidade);
6-Comprovante de Renda (Três últimos contracheques – Renda não pode ultrapassar R$ 1.600);
7-Portador de Deficiências Especiais (Laudo Original CID, Termo de curatela definitivo, no caso de deficiência mental);
8-Comprovante de residência atualizado.