- 29 de outubro de 2024
ANA doa duas viaturas
A Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos) recebeu da ANA (Agência Nacional de Águas) duas viaturas, que serão utilizadas para o deslocamento das equipes que fazem serviços de monitoramento, análise da água e manutenção das PDCs (Plataformas de Coletas de Dados), atividades do Progestão (Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas).
Segundo o diretor-presidente da Femarh, Rogério Campos Martins, a entrega dos veículos, modelo Amarok, com cabine dupla, foi realizada por meio do Progestão, cujas metas estaduais foram estabelecidas durante reunião com técnicos da Femarh, da ANA e do Serviço Geológico do Brasil - CPRM (Companhia de Pesquisas em Recursos Minerais).
Criado em 2013, para celebrar o Ano Internacional de Cooperação pela Água, o Progestão visa a promover a articulação entre os processos de gestão das águas e de regulação do uso, junto aos Estados e ao Distrito Federal, além de fortalecer o modelo brasileiro de gestão dos recursos hídricos, integrado, descentralizado e participativo.
Entre as metas gerais, estabelecidas no pacto de cooperação, estão o fortalecimento das instituições estaduais componentes do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos e a criação dos instrumentos e das ferramentas de apoio ao gerenciamento desses recursos.
O programa será desenvolvido ao longo de quatro anos e terá incentivo financeiro do Governo Federal, com pagamento feito por alcance de metas. Neste ano, segundo o diretor-presidente da Femarh, Roraima terá disponível para o início das ações R$750 mil. Além desse montante, oriundos do OGU (Orçamento Geral da União), poderão ser utilizados investimentos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.