- 29 de outubro de 2024
Termômetro em construção
Professores da Uerr (Universidade Estadual de Roraima) apresentaram, na manhã desta quarta-feira, dia 18, um termômetro que ajudará alunos cegos e surdos em laboratórios das escolas da rede pública de ensino. O equipamento, que também emite som e vibra, foi desenvolvimento em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. A apresentação do termômetro ocorreu durante a solenidade de reinício dos trabalhos do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), no auditório da Uerr.
Segundo a professora Régia Chacon, uma das responsáveis pelo projeto, foi constatado que alunos da rede pública com deficiências visual e auditiva ficavam prejudicados nas experiências de laboratório por não disporem de equipamentos adaptados. “O termômetro, de acordo com a escala, emite sons e vibra na medida que a temperatura vai aumentando. Com isso o aluno tem o controle do material que está trabalhando”, explicou.
Após a abertura dos trabalhos do Pibid na Uerr, professores, coordenadores e bolsistas do Programa, foram até a escola estadual Gonçalves Dias, onde assistiram apresentações de karatê, ginástica e tênis de mesa. A escola é uma das beneficiadas no estado.
O reitor da Uerr, Regys Freitas, destacou que a instituição está cumprindo a função de levar ensino de qualidade e preparar, com o apoio do Pibid, futuros professores altamente qualificados para trabalhar na rede pública de ensino.
O pró-reitor de extensão, André Russo, observou que as atividades do Pibid ajudam na integração da universidade com as mais diversas comunidades atingidas pelo Programa e que os projetos de extensão também são fundamentais no preparo dos alunos.
O Pibid é desenvolvido na Uerr desde 2010 e conta com 39 subprojetos já implementados. Neste período já foram concedidas 721 bolsas para acadêmicos e supervisores.
Segundo o coordenador institucional do Pibid na Uerr, Wanderley Almeida, 21.630 alunos já foram acompanhados no processo de escolarização nas mais diversas atividades na rede pública estadual de Educação Básica nos Campi de Alto Alegre, Boa Vista, Pacaraima e Rorainópolis.