- 29 de outubro de 2024
Artesãos exporão em loja
Em breve, os artesãos de Roraima, cadastrados no PAB (Programa de Artesanato Brasileiro), terão um espaço exclusivo para exposição e venda de produtos. Localizada na Setrabes (Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social), a Loja de Artesanato funcionará a partir da segunda semana de abril, na sede da própria secretaria, das 7h30 às 13h30.
O espaço estará disponível para artesãos de todo estado para venda de peças em palha, madeira, artefato indígena, cestaria, colares, pulseiras, miniaturas, utensílios para uso doméstico ou decoração com descrições que remetam a simbologia de Roraima, entre outros. Não será permitida a venda de alimentos ou outros produtos perecíveis.
“Antes, nossos artesãos não tinham um espaço a mais para expor os produtos e mostrar o potencial da gente do nosso estado. A Setrabes proporcionará esse feito através dessa loja, onde tudo que for arrecadado será destinado aos próprios feitores”, destacou o diretor do Departamento de Políticas do Trabalho e Emprego, Kildo Melo.
Conforme adiantou Melo, o dinheiro ficará com o próprio artesão e não terá outro destino. A sala será climatizada e quem entrar na Setrabes verá a Loja de Artesanato logo de imediato. “Usaremos o primeiro ambiente da secretaria como forma de enfatizar a presença da Loja na Secretaria. Será a primeira salinha de vidro”, orientou o diretor.
Segundo ele, o objetivo é atender os artesãos de todo o estado, seja ele indígena, ribeirinho, de comunidades longínquas ou não. "Esse será um espaço propício para fomentar o emprego e renda de muitos desses cidadãos que vêm na arte de fabricar algo um meio de sobrevivência”, ressaltou, informando que o ambiente será montado com a meta de expor até 300 produtos.
CADASTRO
A Divisão de Geração e Renda, sala 28 na Setrabes, recebe o cadastramento dos artesãos que desejam se inserir no PAB. Para isso é necessário o preenchimento de um formulário junto a Divisão com todos os documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência. Após o cadastramento, o cidadão participará de uma reunião onde apresentará o produto com o qual trabalha.
Após aprovação no cadastro, o artesão receberá a Carteira Nacional do Artesão em que terá direito a descontos em viagens, descontos no Imposto de Renda e auxilia no acesso a cursos, capacitações e feiras específicas.