00:00:00

Solidariedade

Rede Cidadania faz ações alusivas ao Dia da Síndrome de Down.


Síndrome de Down em evidência
 
O programa Rede Cidadania Atenção Especial iniciou as atividades alusivas ao Dia Internacional da Síndrome de Down. As atividades envolvem apresentações culturais, entrega de folders, torneios esportivos, além de atendimento médico e visitas. 

Na manhã desta segunda-feira, dia 16, beneficiários do programa acompanhados da professora Simone Catão, visitaram diversos órgãos estaduais convidando autoridades para participar dos eventos a serem realizados na sede do Programa.

A governadora Suely Campos recebeu uma comitiva formada pelos beneficiários Alexandre Francelino, Afonso Soares, Kelly Cristina Silva e Mário Américo. Na ocasião, ela recebeu a programação e uma lembrancinha, confirmando a participação nas atividades de encerramento da semana.

A secretária estadual de Trabalho e Bem-Estar Social, Emília Campos, que tratou pessoalmente da programação, destaca a importância de desenvolver ações voltadas para as pessoas com Down. “Precisamos valorizar a nossa população de todas as formas. É digno mostrar que mesmo com Down, nossos cidadãos poderão mostrar capacidades dentro e fora do mercado”, observou.

A professora Simone Catão explicou que a Rede Cidadania atende 92 crianças com Síndrome de Down, sendo que, três foram inseridos no mercado de trabalho este ano. “Realizamos diversas atividades e a inserção é uma das  grandes conquistas que tivemos e que merecem destaque nesta semana em que comemoramos o Dia Internacional da Sindrome de Down”, destacou.

Para a governadora Suely Campos, o trabalho realizado pela Rede Cidadania com portadores da Síndrome de Down é de suma importância para a inserção social. “É fundamental, pois, a inclusão e integração de qualquer cidadão dependem das ações de cada um e de todos nós. E o Governo do Estado tem esse compromisso” afirmou.

PROGRAMAÇÃO 

Nesta terça-feira, dia 17, os assistidos pelo programa Rede Cidadania Atenção Especial visitarão a Câmara de vereadores às 8 horas, participam de palestra sobre a Síndrome de Down às 9 horas e, às 16 horas, de um torneio de Futsal com duas escolas convidadas.

No dia 18, a Tenda da Cidadania levará atendimento de saúde aos beneficiários da Rede com Síndrome de Down a partir das 9 horas. Serão aplicadas vacinas e realizados atendimentos com oftalmologista, pediatra, clínico geral e odontólogo.

No dia 19, às 9 horas haverá um intercâmbio envolvendo escolas, Abrigo Infantil e usuários da Rede Cidadania com apresentação de artes inclusivas. Às 16 horas será o encerramento do torneio de futsal. E no dia 20, às 8 horas, os beneficiários farão uma panfletagem em frente a sede da Rede, em seguida, às 9 horas, haverá apresentação cultural e às 9h30, o depoimento de um usuário sobre a experiência de estar inserido no mercado de trabalho.

Às 10 horas, haverá uma palestra sobre Direitos da Pessoa com Deficiência, proferida pelo representante do Conselho Estadual da Pessoa, Dr. Francisco Macêdo. As 10h30, ocorrerá um show com bandas locais e dançarinos com deficiência e, em seguida,  uma série de atividades recreativas encerrarão as comemorações.

REDE 

Na Rede Cidadania Atenção Especial são atendidas cerca de 780 pessoas com algum tipo de limitação motora, visual, intelectual ou auditiva. Destes, 91  são portadores da Síndrome de Down, alteração genética que atinge aproximadamente 300 mil brasileiros, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Isso ocorre entre 80 a mil nascimentos.

Os atendimentos são realizados por faixa etária. Até os quatro anos, os pequenos são atendidos na Estimulação Precoce. De quatro a 14 anos, eles assistem aulas na Escola Especial, localizada na própria sede. Acima desta idade, eles passam a fazer parte da Unidade de Capacitação Produtiva, com o desenvolvimento de oficinas pedagógicas.

No local são desenvolvidos atividades e atendimentos técnicos especializados em Estimulação Precoce, psicologia, atendimento clínico, psiquiatria, odontologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, Assistência Social e oftalmologia. No esporte são desenvolvidas as modalidades de futsal, bocha adaptada, tênis de mesa e karatê.

Além disso, a área pedagógica é composta por atendimento educacional especializado na sala de Recursos Multifuncionais, jogos pedagógicos, artes e oficinas pedagógicas. Os usuários dispõem ainda de aulas de coral, danças como o hip-hop e balé, teatro, percussão e capoeira.

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta