00:00:00

Em Roraima

Seleção de jovens para agroecologia


Para capacitar jovens que residem nas comunidades rurais localizadas no Território da Cidadania Sul de Roraima, a Agência de Desenvolvimento Sustentável Socioambiental (ADLIS) lançará no dia 20 de março o edital que selecionará 25 estudantes de escolas públicas, entre 17 e 21 anos, que queiram aprender práticas agroecológicas em meio rural. A iniciativa faz parte do Projeto Jovem Técnico Agroecológico realizado pela ADLIS, com apoio do programa Oi Novos Brasis, do Oi Futuro, e outras entidades locais.

Poderão se candidatar estudantes de escolas públicas, residentes nos municípios de Rorainópolis, Caracaraí, São Luiz, São João da Baliza e Caroebe (Território Sul de Roraima), que tenham algum vínculo comprovado com agricultura familiar, além de bons desempenhos escolares. A ideia é que as aulas atendam filhos de pequenos e médios produtores da agricultura familiar, se configurando em alternativa à agricultura convencional, além de contribuir para a redução do êxodo rural dos jovens.

O curso terá duração de cinco meses, de julho a novembro, com aulas ministradas no contraturno escolar, pela manhã e à tarde. Uma parceria com o Instituto Federal de Roraima (IFRR) do Novo Paraíso, em Caracaraí, garantirá o corpo docente do projeto e o espaço físico para ministrar as aulas teóricas.

A coordenação pedagógica do projeto também prevê a participação desses jovens em aulas práticas nas Unidades Demonstrativas (UDs), implantadas em cada município contemplado pelo projeto. As UD (Unidades Demonstrativas) são propriedades rurais que servirão de modelo onde os projetos agroecológicos serão desenvolvidos, obedecendo todos os critérios de manejo ecológico dos recursos naturais. Os demais agricultores do entorno dessas propriedades serão convidados a reaplicar essas técnicas em suas propriedades. Estima-se que aproximadamente 50 famílias sejam beneficiadas.

De acordo com o representante da ADLIS, Ariosmar Barbosa, o projeto contribuirá para minimizar um problema social. “O meio rural na região está ficando velho. De forma geral, os jovens rurais estão saindo para a cidade em busca de oportunidades, por não enxergarem muitas perspectivas no campo. E lá, geralmente não conseguem espaço no mercado de trabalho”, frisa Barbosa. Ariosmar informa ainda que em Maio acontecerá um ato simbólico de início do projeto, com a participação dos alunos e professores selecionados e das instituições parceiras.

A inscrição do aluno será gratuita, respeitando o número de vagas disponíveis, e deve atender aos critérios descritos no Edital que será divulgado no dia 20 de março. Os interessados podem obter informações pelo telefone da ADLIS (95 - 3238-2377) ou acessar pelo site: http://www.adlis.org.br/

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta