00:00:00

Mulheres

Pioneiras roraimenses estampam calendário especial de 2015.


Calendário com as pioneiras
 
Por trás dos cabelos brancos, que não escondem que os anos já se passaram, há trajetórias de vida de lutas e conquistas que ajudaram a escrever a história do estado. E por essa representatividade, 12 mulheres roraimenses foram homenageadas na manhã desta quarta-feira, dia 11, em cerimônia no Palácio da Cultura, para o lançamento do calendário que tem a história dessas pioneiras estampada em cada um dos meses de 2015.

O resultado desse trabalho ainda era surpresa para as homenageadas e familiares, que se reuniram no evento para a apresentação, ocasião na qual a governadora Suely Campos esteve presente para fazer a entrega e também a homenagem dela a essas pioneiras roraimenses.

Das 12 homenageadas, apenas quatro, já falecidas, foram representadas por membros da família. Todas elas possuem mais de 80 anos e contribuíram, cada uma à sua maneira, para o desenvolvimento do estado.

A governadora Suely Campos – que acompanhou a mãe, Maria América de Souza e Silva, uma das homenageadas -reforçou os desafios e as alegrias que cada uma dessas matriarcas viveram, seja no momento em que cada filho nascia ou quando cada um se formava. “É uma honra para mim fazer essa homenagem a elas. É um ato simples, mas, para mim, torna-se grandioso, pois elas ajudaram a escrever a história do nosso estado. E hoje represento todas as mulheres nesse grandioso desafio de governar Roraima, especialmente pela situação tão caótica que o encontramos. Mas quero cumprir essa missão de resgatar nossa credibilidade e nosso patrimônio”, declarou a governadora.

O secretário da Cultura, Marcos Jorge de Lima, destacou a preocupação permanente da governadora em resgatar a cultura e a história de Roraima, e este projeto reforça esse compromisso. “É a valorização da mulher roraimense no pioneirismo na formação dos valores familiares e sociais em nosso estado”.

Dedicada a esse projeto desde que as primeiras ideias começaram a ser elaboradas, Ceci Brasil, diretora de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura, emocionou-se ao relembrar a trajetória de cada uma das homenageadas. “É um filho que nasce hoje, o que foi possível graças ao empenho da governadora. E queremos muito que esse projeto se mantenha e amplie”, comentou.

Aos 85 anos, a senhora Arlinda de Alencar Menezes da Silva, estampa a última página do calendário, o mês de dezembro. Nascida em 1929, na cidade de Normandia, ela diz ter ficado emocionada com a homenagem, que contou também com a presença da família dela. E vitalidade não sobra a esta filha de Roraima. “Hoje posso escolher, então faço tudo o que quero: cuido das minhas plantas, cozinho. Roraima é tudo para mim e tenho a certeza de que a governadora vai levar Roraima como nós queremos”, declarou.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

O cronograma de atividades que compõe a programação cultural da 1ª Semana da Mulher Roraimense continua ao longo desta semana. Hoje segue a exposição no coreto do Palácio da Cultura e a feira de artesanato com artesãs locais. Amanhã, dia 12, haverá apresentações artísticas de grupos de quadrilha, danças urbanas e encenação da peça “A Santa Casa”, com o grupo Criart, na videoteca do Palácio da Cultura às 19h30. Na sexta-feira, dia 13, a programação encerra com exposição artística e feira de artesanato na entrada do Palácio da Cultura.

 

 

Últimas Postagens

  • 29 de outubro de 2024
"Mulher não vota em mulher"
  • 24 de outubro de 2024
Agenda Secreta