- 29 de outubro de 2024
A Delegacia da Receita Federal em Boa Vista a partir de hoje começou a intimar contribuintes Profissionais liberais que apresentaram inconsistências nos valores declarados no livro caixa. Ao todo estão sendo intimados a partir de hoje, 81 profissionais liberais, com a finalidade de comprovar as despesas registradas no livro caixa e informadas na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física como dedução dos rendimentos declarados.
Levantamentos internos da Receita Federal apontam que estes contribuintes declararam 31 milhões de reais utilizados como despesas dedutível da base de calculo e que representam em media 90% do correspondente rendimento informado.
Os contribuintes intimados que não comprovarem com documentação hábil as despesas declaradas no livro caixa serão autuados.
A Receita Federal alerta aos demais contribuintes que não foram abrangidos por essa seleção inicial a se anteciparem e promoverem a auto-regularização por meio da retificação das declarações de anos anteriores antes de serem intimados.